Maguito estuda doação de mais áreas à SEE

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 07 de março de 2013 – O secretário de Educação do Estado de Goiás, Thiago Peixoto, reuniu-se hoje, 07, com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), e seu secretariado, na sede da prefeitura, para pedir apoio à projetos de construção de mais colégios estaduais no município. “Fiz questão de que todo meu secretariado estivesse presente para que possamos discutir a viabilidade de recursos para a construção de mais escolas no município e apresentar também o nosso trabalho”, salientou Maguito.

Durante o encontro, o secretário de Estado, solicitou a doação de áreas para a construção de colégios estaduais, responsáveis pela garantia do Ensino Médio. Recentemente, 4 projetos para construção de novos colégios foram beneficiados com áreas do município. As obras serão iniciadas ainda este ano nos setores: Retiro do Bosque, Cândido de Queiroz, Setor das Hortências e região Central de Aparecida. “As escolas estaduais dão continuidade ao ensino que o município oferece, portanto, entendo a importância de auxiliar o Estado. Mas também temos uma demanda enorme por áreas que atendam os projetos de novos Cmeis e escolas do município”, explicou Maguito Vilela.

A solução encontrada foi integrar as duas equipes de projetos, o setor de planejamento da SME e o departamento de Rede Física da SEE, para realizar um levantamento de todas as áreas disponíveis no município e da demanda existente em cada região por ensino infantil, fundamental e médio. “Dessa forma, teremos um direcionamento de onde é necessária a construção de mais unidades municipais ou estaduais, para realizar a doação”, completou o prefeito. Além disso, Maguito sugeriu a divisão de áreas amplas, que comportem a construção de dois prédios, como um colégio e um Cmei, por exemplo. A ideia foi avaliada como viável pelas duas equipes técnicas, do Estado e do Município.

Aproveitando a ocasião, o peemedebista ainda solicitou ao secretário Thiago Peixoto a substituição das estruturas de escolas que ainda possuem paredes e divisórias de placas. “Muitas unidades, como os colégios estaduais Pedro Neca, Nova Cidade, Olímpio Alves, Mansões Paraíso, o complemento do Colégio Estadual Jaci Abécio Viana, entre outras, ainda possuem esse padrão”, auxiliou a secretária de Projetos e Captação de Recursos do município, Valéria Pettersen. “As novas unidades estaduais poderiam ser até mesmo construídas nesses locais, em substituição às estruturas antigas, já que algumas oferecem inclusive condições para ampliação”, frisou o prefeito.

Thiago Peixoto e sua equipe concordaram com as possibilidades apresentadas durante a reunião. “A meta do governo estadual e federal em 2013 é investir muito na educação. Hoje não podemos distinguir escola estadual e municipal. São todos alunos, por isso, temos que trabalhar integralmente. Agradeço muito por esta oportunidade de estar aqui e vamos verificar todas as necessidades de Aparecida e uma parceria para fazer o melhor por nossa educação”, afirmou.

Novos Cmeis

O secretário municipal de Educação, Domingos Pereira, aproveitou a presença do secretário estadual para apresentar as conquistadas da Educação em Aparecida. Entre eles, a reforma e ampliação de todas as escolas e Cmeis do município; a construção de 4 novas escolas de ensino fundamental; a conquista de 43 novos Cmeis (3 deles em parceria com a OVG/ Governo de Goiás e o restante junto ao Governo Federal); e o fato de 22 já estarem em obras. “Quatro serão entregues ainda neste 1º semestre e o restante até o final deste ano. Também promovemos a informatização nas matrículas, com a criação do telematrícula”, disse Domigos.

A construção dos novos Cmeis acabarão com o déficit por vagas na educação infantil. “Hoje, temos cerca de 2,7 mil crianças no cadastro de reservas da SME, aguardando vagas nos Cmeis. Cada um terá capacidade para atender 120 crianças. Ou seja, a construção das novas unidades atenderá todas essas crianças, pois abrirão 5.160 novas vagas”, informou Domingos.