Maguito inaugura Cmei do Garavelo

Foto: Carlos Alexandre - Secom

Aparecida de Goiânia, 24 de junho de 2014 – O prefeito Maguito Vilela inaugurou oficialmente, no final da tarde desta terça-feira, 24, o Centro Municipal de Educação Infantil Geralda Ribeiro de Melo, no Setor Garavelo Park. O Cmei já está em funcionamento desde o final do mês de maio e atende 120 crianças, de 6 meses a cinco anos no período integral. De acordo com o prefeito Maguito Vilela o compromisso da atual administração é o de proporcionar uma educação de qualidade para todas as crianças e adolescentes do município.

“A educação é a base fundamental para a formação do caráter do cidadão e ajuda a transformar e melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes. Por isso estamos transformando a realidade da educação no município desde a primeira infância até a universidade. Para isso estamos construindo 43 cmeis e já trouxemos o IFG, teremos a UFG e demais faculdades com cursos na área da saúde, incluindo medicina”, enfatiza o prefeito Maguito Vilela.

O Cmei do Garavelo possui uma estrutura de oito salas de aula sala de direção e de professores, secretaria, sala de leitura, laboratório de informática, cozinha, refeitório e área de lazer com teatro de arena e parque infantil. A obra teve a duração de 18 meses com custo de R$ 1,5 milhão. A unidade recebe ainda a instalação de câmeras de segurança e ares-condicionados.

De acordo com o secretário de Educação Domingos Pereira, Aparecida é a cidade que mais investe em obras na área da educação e isso é exemplo do compromisso do prefeito com a área. “O volume de obras na área da educação no município tem tido um grande apoio do Governo Federal que liberou recursos para a construção dos 43 cmeis e também liberou a construção de uma Universidade Federal no município. Ter a educação como prioridade é um marco na história da cidade”, afirma o secretário.

A solenidade de inauguração do Cmei do Garavelo contou com a participação de moradores, pais e familiares de crianças que estudam na unidade. A cozinheira Eva Soares Marques disse estar contente com a inauguração da unidade onde estudam seus dois filhos. “Antes eles estudavam no Cmei do Cruzeiro do Sul que foi onde consegui vaga. Era muito difícil para levar e buscar as crianças. Agora ficou tudo mais fácil com meus filhos estudando perto de casa”, frisa a mãe.

Para o vereador Gleison Flávio (PTdoB), morador da região, a inauguração do Cmei irá ajudar a diminuir a demanda por vagas na educação infantil no setor e na região. “Hoje temos uma demanda de aproximadamente 800 crianças que precisam de uma vaga nos cmeis. E com o compromisso do prefeito com a educação no município, vamos aos poucos diminuindo esse déficit. Até o final do ano iremos inaugurar mais um Cmei no Garavelo, ao lado da escola estadual. Isso é satisfação”, pontua o vereador.

A unidade homenageou uma antiga moradora do bairro, a senhora Geralda Ribeiro de Melo, que de acordo com o filho Nilton Ribeiro, muito fez para o desenvolvimento da região e de aparecida. “Quando viva, minha mãe trabalhou diuturnamente para o desenvolvimento de nossa cidade, principalmente na área da educação. Por isso nos sentimos honrados com essa homenagem”, conta.

Edilson Ferreira (PMDB), vereador e líder do prefeito na Câmara, também é morador da região e sublinhou a atenção que a atual administração vem tendo com a educação e também em outras áreas como infraestrutura e social. “Maguito é o prefeito da educação. E isso é possível graças ao apoio e respaldo que a Câmara Municipal vem dando à atual administração, que vem transformando a realidade de nosso município”, disse Edilson.

Obras – O prefeito informou aos moradores que acompanharam a solenidade de inauguração do Cmei do Garavelo, que estão em fase final de obra os cmeis Cmeis do Santo André, Jardim Maranata, Residencial Araguaia, Andrade reis, Jardim Bonança e Residencial Brasicon. “Nossa perspectiva da prefeitura é de que as unidades estejam funcionando já no segundo semestre deste ano”, afirma o prefeito.

A próxima unidade a ser inaugurada será o Cmei do Jardim Tiradentes. Atualmente a Secretaria de Educação trabalha na formação da equipe multiprofissional que irá trabalhar no Cmei do Jardim Tiradentes, para também começar as atividades escolares na unidade.