Maguito participa da 2ª Caminhada pela Inclusão

9 de maio de 2017

Foto: Fabiano Araújo - Secom

Evento comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa Com Deficiência

Aparecida de Goiânia, 19 de setembro de 2014 – O prefeito Maguito Vilela (PMDB) participou na manhã desta sexta-feira, 19, da 2ª Caminhada pela Inclusão, evento que marca as comemorações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no próximo dia 21 de setembro. “Esta é uma luta de todos nós para dar melhores condições de vida às pessoas com dificuldade de mobilidade ou qualquer outro tipo de deficiência. Aparecida está de mãos dadas neste momento”, ressaltou o prefeito.

A concentração da caminhada aconteceu no Hipermercado Extra na Avenida Rio Verde e seguiu até o Centro de Reabilitação de Aparecida de Goiânia (Crag), no Jardim Nova Era. De acordo com a coordenadora do centro e organizadora do evento, Caroline Rodrigues, o objetivo é sensibilizar a população de que as pessoas com deficiência são capazes e podem ser inseridas e incluídas em diferentes seguimentos da sociedade. “Que a gente leve essa causa não só por onde passarmos, mas em todos os cantos do mundo. Precisamos lutar pela igualdade das pessoas com deficiência seja ela qual for”, destacou.

O evento também mostrou que é dever de todos lutar para que os direitos conquistados sejam respeitados. Na ocasião, quatro pessoas sem deficiência foram selecionadas para simular um tipo de dificuldade. “O objetivo da atividade é elevar a autoestima de todos os cidadãos, com e sem deficiências, para que todos possamos viver com apenas uma identidade: a do cidadão de bem”, avaliou o Diretor de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Aparecida de Goiânia, José Fernando da Silva.

CER – O secretário municipal de saúde, Dr. Paulo Rassi, lembrou a visita do ministro da saúde, Arthur Chioro, em Aparecida na última terça-feira, 16. Ele contou que solicitou ao ministro, a liberação de proposta para construção de um Centro Especializado em Reabilitação (CER) em Aparecida e que inclusive já tem a área para a construção do Centro. “Queremos, com o CER, garantir atendimento, autonomia e independência para pessoas com deficiência em nosso município”, destacou Paulo Rassi.

Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência – Comemorado no dia 21 de setembro, o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por meio da Lei n° 11.133 de 14 de julho de 2005, por meio de ação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade).

No Brasil, de acordo com o censo do IBGE de 2010, 45 milhões de pessoas declararam possuir algum tipo de deficiência. O dia foi escolhido pela proximidade com a primavera e do dia da árvore e mais que uma data, este dia representa a possibilidade de reflexão de todos os setores da sociedade sobre o tema.

Presenças – Também participaram da 2ª Caminhada pela Inclusão, os secretários José Ribamar Gomes de Souza (Assistência Social), Afonso Boaventura (Planejamento), Adriano Montovani (Trabalho, Emprego e Renda), Domingos Pereira (Educação), Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos), Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Ronnie Barbosa (Habitação), presidente interino do Procon, Luiz Rêgo e vereador Moura.