Maguito participa da abertura da 30ª edição do Governo Junto de Você em Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Durante a solenidade, prefeito pede celeridade na conclusão de IML do município.

Aparecida de Goiânia, 08 de maio de 2014 – Aparecida recebe de hoje, 08, até domingo, dia 11, a 30ª edição do Governo Junto de Você, programa do Governo Estadual que oferece mais de 50 serviços gratuitos à população goiana, com apoio das prefeituras municipais. O prefeito Maguito Vilela (PMDB) abriu oficialmente os atendimentos, juntamente com o governador, na estrutura montada na Avenida V-5, próximo à Feira Coberta da Cidade Vera Cruz I. Ele ressaltou a importância de levar os serviços públicos até às populações mais carentes, em todas as instâncias governamentais.

“A união de esforços é fundamental para ganrantir os benefícios à população. Só com união podemos beneficiar nosso município. É imprescindível que tanto o Governo Estadual, quanto o Governo Federal, contribuam com o crescimento de Aparecida. Por isso as parcerias são fundamentais”, afirmou Maguito. O prefeito também pediu celeridade na conclusão do Institudo Médico Legal (IML), em construção ao lado do Cemitério Jardim da Paz, na Vila São Joaquim. A obra chegou a ficar parada e foi retomada no início deste ano. “O município está disposto a auxiliar com o que estiver ao nosso alcance, como a de mão de obra, para que o IML seja concluído ainda este ano”, frisou o peemedebista.

O governador Marconi Perillo se comprometeu a cumprir o cronograma da obra e aproveitou a solenidade para anunciar a doação de cheques benefícios para a Apae de Aparecida, para o projeto Lapidando Tesouros e ainda a construção do Cemei Escola Evangélica Maranata, em parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Prefeitura de Aparecida e Agehab.

ATENDIMENTOS – Esta é a terceira edição do programa Governo Junto de Você em Aparecida de Goiânia. A última foi realizada em janeiro deste ano. A abertura desta edição contou com as presenças de autoridades estaduais e municipais. Segundo a coordenação do programa, os atendimentos serão realizados das 8 às 17 horas de hoje à sábado e das 8 às 12 horas no domingo. Entre os 50 serviços prestados estão a emissão de carteira de identidade e CPF, cadastros em programas de renda, consultas médicas e realização de exames de saúde, entre outros. Este ano, o programa já contabiliza 1.903.140 de atendimentos prestados nas 29 edições realizadas em cidades do interior do Estado e região metropolitana.

Estado também investe em escola padrão

Após a abertura do Governo Junto de Você, o prefeito Maguito Vilela acompanhou a inauguração das novas instalações do Colégio Estadual Maria Rosilda Rodrigues, localizado na Avenida da Paz, no setor Garavelo. Acompanhado novamente pelo governador Marconi Perillo e pela secretária da Educação, Vanda Siqueira, o prefeito conheceu o projeto, denominado Padrão Século 21.

“A administração municipal tem tido a preocuapação de oferecer uma educação de excelência na fase inicial, que é de nossa responsabilidade. Hoje nossos Cmeis e escolas são totalmente reformados, climatizados, nossos profissionais recebem capacitação continuada e estamos construindo 43 novas unidades, sendo boa parte delas com uma tecnologia inovadora, importada do Canadá. Portanto, ao sair das nossas unidades, é importante que o aluno continue recebendo uma educação de qualidade. E ficamos satisfeitos em ver que o Estado tenta seguir nossa mesma filosofia”, ponderou o prefeito.

Com investimentos de quase R$ 3,5 milhões, a escola é dotada de 12 salas de aula climatizadas, cozinha, refeitório, laboratórios, biblioteca, área de convivência e quadra coberta. Criada em 1998, a unidade é dirigida pela professora Gilma Machado Ferreira Alcântara e oferece a segunda fase do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cerca de 1,2 mil estudantes estão matriculados no colégio, que foi totalmente reformulado para garantir maior segurança e conforto à toda a comunidade escolar.

Segundo a Secretaria de Educação, em todo o Estado foram inauguradas nove escolas no Padrão Século 21 e outras 50 estão em obras. O formato atende exigências do Ministério da Educação em relação ao dimensionamento dos espaços, respeitando os critérios de ventilação, iluminação e acessibilidade, conforme as normas técnicas brasileiras. O projeto arquitetônico também valoriza áreas de recreação e atividades esportivas.

Ainda segundo a SEE, a Regional de Educação de Aparecida de Goiânia possui atualmente 100% de suas escolas reformadas, por meio do Programa Nossa Escola, que é um programa do Governo de Goiás executado pela Secretaria da Educação, que libera verbas diretamente ao Conselho Escolar de cada unidade, no valor de até R$ 100 mil por colégio. A Regional de Educação de Aparecida de Goiânia atende 26.595 alunos do Ensino Fundamental, e  24.206 alunos do Ensino Médio, em um total de 82 escolas de Aparecida e outras cidades jurisdicionadas, como Senador Canedo, Caldazinha, Bonfinópolis, Hidrolândia e Aragoiânia.