Maguito participa de assinatura da ordem de serviço para construção do BRT Norte-Sul

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Corredor passará pela região da Vila Brasília, onde o município realiza desapropriações necessárias ao início das obras.

Aparecida de Goiânia, 18 de março de 2015 – O prefeito Maguito Vilela participa nesta quinta-feira, 19, da solenidade de assinatura da ordem de serviço das obras do Bus Rapid Transit (BRT) Norte-Sul, com a presidenta da República, Dilma Rousseff, e o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia. A solenidade será às 13h30, no Paço Municipal de Goiânia, localizado no Parque             Lozandes. Para acompanhar a assinatura das obras, que também beneficiarão a população de Aparecida, o prefeito mobilizou secretários, vereadores e lideranças comunitárias, em representação à população da cidade.

“Aparecida precisa demonstrar todo o seu apoio a este governo que tanto fez pela cidade. Nos últimos seis anos, a cidade recebeu obras volumosas de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Habitação, Saúde e Educação. Tudo graças ao apoio do Governo Federal, pois sozinhos não teríamos recursos. Hoje temos dezenas de UBSs em construção, reformamos todas as escolas e Cmeis e estamos construindo outros tantos, conquistamos o IFG e a UFG, que já está em obras. Portanto, Aparecida tem muito a agradecer a este governo. E tanto pela importância do BRT, quanto pelo momento em que a nossa presidenta e o nosso país vivem, precisamos estar presentes”, enfatizou Maguito.

Considerado um dos principais projetos de mobilidade do país, o BRT é um corredor exclusivo para ônibus que interligará as regiões Sul e Norte da capital, passando pela região da Vila Brasília, em Aparecida de Goiânia. Dos 21,8 quilômetros de extensão totais do corredor, 8 quilômetros serão em Aparecida. Na cidade, o trajeto vai do Terminal Veiga Jardim até o Terminal Cruzeiro do Sul, passando pela Avenida Rio Verde até a divisa de Goiânia, próximo aos Correios. Para garantir o início das obras, a Prefeitura de Aparecida está conduzindo desapropriações na região, a maioria concentrada na Avenida Rio Verde.    

BRT – O sistema BRT será implantado com o objetivo de criar eixos de transportes integrados à rede existente. O sistema prevê a implantação de faixas exclusivas para o transporte coletivo por ônibus e a substituição da frota atual por veículos de maior capacidade. A otimização da operação nos corredores será garantida com a cobrança de tarifa antecipada, construção de estações com plataforma elevada (facilitando o acesso aos veículos) e adoção de nova logística operacional, com serviços de linhas expressas e semi-expressas. Os ônibus previstos pelo projeto circularão com o dobro da velocidade atual, estimada em 14 quilômetros por hora. 

O sistema contará com 93 ônibus, distribuídos em quatro linhas. A capacidade de transporte em horários de pico será de, em média, 15 mil pessoas. Ao todo, 148 bairros serão diretamente beneficiados pelo projeto, que atenderá cerca de 120 mil usuários do transporte coletivo por dia. O projeto já conta com R$ 545,3 milhões provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Urbana. O recurso será empregado na construção dos corredores preferenciais de ônibus, terminais, plataformas e em projetos de mobilidade sustentável.

 

Sugestão de Pauta:

Assunto: Maguito participa da assinatura da ordem de serviço para construção do BRT Norte-Sul.

Data: 19 de março de 2015 (quinta-feira).

Horário: 13h30

Local: Palácio das Campinas Venerando de Freitas Borges – Paço Municipal. Avenida do Cerrado, nº 999 – Park Lozandes.

 

 

 

 

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)