Maguito recebe texto final do Plano de Manejo da Serra das Areias das mãos do presidente da Aciag

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Carlos Alexandre - Secom

Aparecida de Goiânia, 03 de março de 2015 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), recebeu na noite desta terça-feira das mãos do presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), Osvaldo Zilli, o texto final do Plano de Manejo do Parque Municipal Serra das Areias. O documento, que tem mais de 700 páginas, foi elaborado pela equipe técnica da Matos Assessoria e financiado pelos empresários filiados à Aciag sem custos ao município.

“Aparecida deve agradecer ao Osvaldo Zilli por esta bela iniciativa que mobiliza empresários e sociedade em uma parceria decisiva para que o Plano de Manejo chegasse neste estágio” – afirma Maguito. O documento foi apresentado ao prefeito durante cerimônia na sede da Aciag após um ano de estudos, audiências públicas e debates que contaram com a presença de empresários, vereadores, entidades ambientais e associações de moradores.

O secretário de Governo e Integração Institucional, Euler de Morais, responsável pela articulação da Parceria Público-Privada (PPP), explica que o próximo passo será transformar os estudos em Projeto de Lei e enviá-lo à Câmara Municipal para que possa ser apreciado, discutido e votado pelo Poder Legislativo. “Estimamos um prazo de cerca de 10 dias para redigirmos o texto e enviarmos à Casa” – conta Euler de Morais.

O secretário de Meio Ambiente, Fábio Camargo, começou sua fala lembrando que a primeira Lei que deu origem ao Parque Serra das Areias, de autoria do vereador Moura (PT), foi aprovada em 1999, portanto completa 16 anos. A Serra das Areias estava sendo degrada. O Ministério Público de Goiás propôs a regulamentação de sua área e a Justiça determinou na época que nada poderia ser construído em um raio de 10 km ao seu redor” – pontuou o secretário.

Estudos

A elaboração do projeto teve início a partir de uma minuciosa coletânea de dados da fauna e flora local e estudos do impacto da ocupação da serra, sua geologia e detalhes socioeconômicos da região. O geólogo Sílvio Matos, coordenador do Plano de Manejo, propõe a delimitação da Serra das Areias em zonas distintas: de Preservação, Rururbana e Agropecuária. 

Ele explica que a Zona de Preservação terá fins educativos, de pesquisa e recreativos mas restringe as atividades consideradas agressivas ao meio ambiente, como a prática de trilhas de motos e de ralis. Ainda segundo o professor, a Zona Rururbana comportará ações de recuperação e ocupação controlada com a implantação de atividades econômicas auto-sustentáveis, como sítios, agrovilas, escolas rurais, etc.

Já Zona Agropecuária, que compreende as propriedades rurais já estabelecidas, continuarão atuando sob a orientação do município, cumprindo as normas estabelecidas no plano de manejo com compensação ambiental. “O prefeito Maguito Vilela á um homem de visão à frente, que demonstra preocupação com os recursos naturais. O Plano de Manejo da Serra das Areias irá destravar o gargalo que estava engessando o uso do solo na região” – afirma Silvio Matos.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Gustavo Mendanha (PMDB), do vice-prefeito de Aparecida, Ozair José (PT), e dos secretários Fábio Camargo (Meio Ambiente), Carlos Eduardo Rodrigues de Paula (Fazenda), Ralph Vicente (Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia), Jório Rios (Regulação Urbana), Afonso Boaventura (Planejamento), Domingos Pereira (Educação) e Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação Social).

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)