Maguito representa FNP nos EUA e abre canal de cooperação com prefeitos americanos

9 de maio de 2017

Foto: arquivo

Aparecida de Goiânia, 25 de junho de 2013 – Representando a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entidade da qual é o 2º vice-presidente nacional, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (PMDB), participou no último final de semana da 81ª Conferência Anual dos Prefeitos dos EUA, realizada entre os dias 21 e 24 de junho em Las Vegas, pela United States Conference of Mayors (USCM), entidade congênere à FNP.

Subsidiada pela FNP, portanto sem custos aos cofres públicos de Aparecida de Goiânia, a participação do prefeito no evento foi necessária para a assinatura do Termo de Cooperação Técnica (TCC) entre as entidades representativas dos dois países. Maguito assinou o termo em nome de todos os municípios brasileiros.

Segundo Maguito, a cooperação entre os dois países é resultado do Memorando de Entendimento entre o governo da República Federativa do Brasil e o governo dos Estados Unidos da América, assinado no dia 9 abril de 2012 pelo ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota, e pela Secretária de Estado, Hillary Rodham Clinton.

As minutas definidas no termo assinado pelo prefeito serão homologadas de fato pela presidenta Dilma durante sua próxima viagem a Washington, em outubro, quando se encontrará com o presidente americano Barack Obama. “Minha participação no encontro, portanto, é preparatória à sua visita”, frisou o prefeito.

Acompanhado pelo secretário de Governo e Integração Institucional de Aparecida, e também assessor especial para a FNP, Euler de Morais, Maguito foi o único prefeito estrangeiro convidado para o evento, assim como a frente brasileira também foi a única instituição de outro país requisitada. Integrando a mesa diretora do evento, Maguito também foi convidado a fazer um pronunciamento oficial.

Para o peemedebista, a troca de experiências e técnicas entre gestores além de uma tendência natural é muito importante para ajudar a sanar os problemas dos municípios. “Assim como os problemas são muito semelhantes entre cidadãos de diferentes países, as soluções também podem ser compartilhadas entre aqueles que tomam as decisões”, avaliou Maguito Vilela.

O objetivo do termo, assinado por Maguito e pelo prefeito de Philadelphia e presidente da USCM, Michael Nutter, é promover a cooperação descentralizada entre cidades brasileiras e dos EUA, facilitando o intercâmbio de informações e de assistência técnica e também de promover o desenvolvimento de ações e projetos voltados à internacionalização dos municípios filiados.

No documento, foram definidas quatro áreas específicas que já serão alvo da troca de experiências: destinação final de resíduos sólidos, formas de financiamento em transporte publico urbano e metropolitano, governança pública local na era das redes sociais e políticas de governança em áreas metropolitanas.

Na prática, a colaboração entre as duas entidades se dará de uma forma bastante sólida, através da realização de seminários, workshops, treinamentos à distância, preparo de vídeos e materiais instrutivos encontros técnicos, palestras e estágios, elaboração de estudos e pesquisa, desenvolvimento e aplicação de metodologias e até mesmo financiamentos.

Aparecida está em consonância com temas abordados no termo

De volta à Aparecida, o prefeito Maguito Vilela afirmou que todos os temas que figuram no termo já são alvo de sua administração em Aparecida de Goiânia e que terão ainda mais respaldo com a cooperação norte americana.

Entre as ações em consonância com a proposta internacional, ele citou a criação do Conselho de Inteligência no município; o GGIM; a realização anual da Conferência das Cidades; investimentos em obras de Mobilidade Urbana já em andamento, como os Eixos Estruturantes; a implantação do campus do IFG, já está em funcionamento; a conquista do campos avançado da UFG, que terá obras iniciadas ainda este ano; além do Hospital Municipal, entre outras estruturas necessárias ao atendimento público.

“Toda essa mobilização, em prol da estruturação do nosso município, nos dá a convicção de estar no caminho correto. Trabalhamos para que o TCC assinado com os EUA possibilite mais avanços para Aparecida e para os demais municípios brasileiros”, sublinhou Maguito Vilela.