Maguito sanciona Lei que cria Dia Municipal dos Povos e Comunidades Matriz Africanas de Aparecida

Aparecida de Goiânia, 30 de junho de 2014 – O prefeito de Aparecida Maguito Vilela, PMDB, sancionou a Lei Municipal nº 3.182, de 05 de junho de 2014, que institui o Dia Municipal dos Povos e Comunidades Matriz Africanas de Aparecida de Goiânia. “Sabemos a luta que esses povos travam diariamente, desde tempos remotos até hoje, para conquistarem um ambiente com maior igualdade e longe de qualquer tipo de racismo ou discriminação. Essa data é uma forma de lembrarmos essa luta e reconhecer a importância dos povos africanos para a nossa cidade e também para o nosso país”, destaca Maguito.

Para o diretor da Assessoria Especial da Igualdade Racial e Direitos Humanos de Aparecida de Goiânia, André Luiz de Souza, 13 de maio significará, a partir de agora, o dia da eliminação e combate de toda forma de discriminação ao povo negro. Além disso, segundo André Luiz, a data representa a importância do Matriz Africano para o desenvolvimento e crescimento de Aparecida.

“Ao longo do processo histórico eles sofreram com a intolerância e racismo. Até hoje comportamentos assim são vistos por toda a parte. Criando o Dia Municipal dos Povos e Comunidades Matriz Africanas de Aparecida, valorizamos e reconhecemos o trabalho desses povos. Ao mesmo tempo em que colocamos a data comemorativa no calendário também lembramos a importância do combate à intolerância e a valorização de um povo de resistência, um povo de história”, ressalta André Luiz.

A data será comemorada anualmente no dia 13 de maio e com a publicação da Lei passa a integrar o calendário oficial da Prefeitura de Aparecida.