Maguito solicita ao secretário de Segurança Pública aumento no efetivo de policiais para Aparecida

9 de maio de 2017

Foto: André Saddi

Aparecida de Goiânia, 31 de março de 2016 – Dando continuidade às reuniões em busca de melhorar a segurança pública em Aparecida de Goiânia, o prefeito Maguito Vilela (PMDB) se reuniu na tarde desta quinta-feira, 31, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, com o secretário de Segurança Pública de Goiás e vice-governador, José Eliton. Na pauta do encontro, pedido do reforço do policiamento tanto Militar quanto Civil e do Corpo de Bombeiros e o término da construção da sede do Insituto Médico Legal (IML).

Na avaliação do prefeito, uma cidade com o contingente populacional de Aparecida, com mais de meio milhão de habitantes, tenha um efetivo mais baixo que de outras cidades que tem população inferior. “Aparecida era considerada o patinho feio de Goiás, mas essa situação vem se revertendo com a vinda de grandes investimentos e melhoria da infraestrutura da cidade. E para melhorar ainda mais é preciso um efetivo da força policial maior, para ajudar na redução da criminalidade”, pontuou.

Outro ponto que faz a cidade de Aparecida necessitar de um efetivo de policiais maior, conforme explicação do prefeito ao secretário de Segurança Pública e dos representantes das forças de segurança presentes na reunião, é o sistema prisional que fica no município, principalemente o semiaberto. “Os detentos que saem durante o dia e alguns ao invés de trabalharem acabam praticando furtos e roubos nas regiões próximas ao complexo e no centro de Aparecida. Por isso, o reforço no policiamento é necessário”.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, neste momento não é possível aumentar o efetivo policial em Aparecida, mas já foi iniciado o processo de um novo concurso público. “Não queremos estabelecer expectativas e estruturas que estão aquem do que podemos realizar. Antes da realização do concurso, vamos aumentar o efeitvo por meio do banco de horas e assim ter mais resultados positivos, como a redução de 27% no índice de homicídios”, destacou.

Eliton enfatizou ainda que a integração entre os poderes é essencial para ajudar no combate ao crime e no aumento da sensação de segurança da população. Com relação ao IML da cidade que está com as obras paradas, o secretário frisou que já foram resolvidas as questões dos recursos para retomada da obra que será inaugurada em cerca de 120 dias. Também está prevista o início da licitação para as obras da construção do novo complexo Prisional, na zona rural da cidade.

Outra ação tomada pelo comandante da 2ª Companhia Regional de Polícia Militar, Ricardo Brum, cerca de 80 policiais militares em situação de estágio serão chamados para atuar dois dias da semana em Aparecida. “Com este efetivo a mais colocaremos mais viaturas nas ruas, pois a minha filosofia de trabalho é de policial na rua combatendo o crime e não dentro do quartel”, sublinhou o comandante.

Câmeras – O promotor de Justiça, Milton Marcolino dos Santos Júnior, também participou da reunião e disse que o Legislativo e o Executivo de Aparecida estão unidos para promover ações que ajudem na redução da criminalidade e principalmente do número de homicídios na cidade. “Está sendo elaborado um projeto de Lei para que os estabelecimentos que comercializam bebidas tenham horário de fechamento e também para que seja obrigatória a instalação de câmeras de segurança”, contou.

Com as câmeras, segundo o promotor, os criminosos se sentirão inibidos a praticar crimes, pois saberão que estão sendo filmados. Além de que as imagens captadas ajudarão a polícia a identificar com mais agilidade os autores dos crimes. “O custo de cada equipamento é em média de R$ 1,5 mil. Não é muito alto e é também um investimento na segurança do proprietário e dos funcionários e clientes do estabelecimento comercial. Por isso penso que todos serão a favor”, destacou o promotor de justiça.