Maguito toma posse e anuncia parte do secretariado

9 de maio de 2017

9 de maio de 2017


Foto: Valdir Antunes

Aparecida de Goiânia, 1° de janeiro de 2013 – Diante de cerca de 5 mil pessoas que lotaram  a casa de eventos Atlanta Music Hall, em Aparecida de Goiânia, o prefeito reeleito, Maguito Vilela (PMDB), tomou posse nesta terça-feira, 1º, juntamente com seu vice, Ozair José (PT), e os 25 vereadores. Este será o segundo mandato de Maguito, que foi reeleito com 64% dos votos válidos do município, no dia 5 de outubro deste ano. Em seu discurso de posse, Maguito ressaltou o trabalho realizado durante os últimos anos e o que ainda precisa ser feito.

“Há exatos quatro anos assumi a Prefeitura de Aparecida tendo à frente enormes desafios. Desde então, investimos muito em diversas áreas, priorizamos o social, a educação, a saúde e principalmente a infraestrutura. Hoje tomo posse para mais um mandato, concedido pelo povo aparecidense, para continuar o processo de mudança iniciado em 2009. Sei que muito ainda tem que ser feito, mas com o apoio do Governo Federal em Brasília, captaremos ainda mais recursos para as obras que Aparecida ainda precisa”, discursou.

O vice-prefeito Ozair José agradeceu o voto de confiança. “Fui escolhido para ajudar a administrar essa cidade que escolhi para viver e vou auxiliar na continuidade desse projeto, que vem apresentando resultados tão positivos”, destacou.

A solenidade de posse teve início com a composição da mesa. Os primeiros a serem empossados foram os 25 vereadores, sob a condução do vereador Valdemar Suldamerica (PDT), o mais velho vereador eleito e que preside a Câmara Municipal de Vereadores até a realização da primeira sessão da Casa, prevista para amanhã, 2 de janeiro, ás 9h30, no Centro de Cultura e Lazer José Barroso.

Em seguida, tomaram posse o prefeito Maguito Vilela (PMDB) e o vice, Ozair José (PT). Após os pronunciamentos, Maguito Vilela nomeou parte de seus auxiliares (veja lista abaixo) e em seguida encerrou a solenidade. Essa foi a primeira vez que o peemedebista disputou uma reeleição em toda sua trajetória política. “Atendi aos anseios das lideranças políticas que nos acompanham e da comunidade. Além disso, terei a oportunidade de concluir meu projeto político, econômico e social para Aparecida. Muito ainda precisa ser feito pela cidade, e o segundo mandato será importante para isso”, ponderou Maguito Vilela, que sempre afirmou que o tempo ideal de duração de um mandato seria de 5 anos. 

Atuação enfática

Ao anunciar os nomes de parte do primeiro escalão da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, o prefeito Maguito Vilela afirmou que cobrará atuação enfática dos auxiliares. Foram nomeados 20 dos 25 membros previstos. Na maioria das pastas, o peemedebista optou por manter os atuais secretários, mas prometeu implantar um sistema de metas com a intenção de melhorar o desempenho da gestão pública. A definição dos titulares das secretarias de Habitação, Trabalho, Indústria e Comércio, Esporte, Cultura e Turismo ficou para outro momento, porque depende de acertos com os partidos aliados. 

“Optei por empossar os secretários neste ato como uma forma de acelerar os trabalhos, pois temos que dar continuidade e não paralisar o que está sendo feito. Agora vou cobrar de cada secretário  uma atuação enfática em suas pastas, para que Aparecida desenvolva de forma acelerada”, acrescentou Maguito.

Carlos Eduardo de Paula, que continua na secretaria de Fazenda, falou em nome dos colegas. “Ser escolhido para coordenar uma secretaria é um desafio, mas o reconhecimento de comandar pela segunda vez é muito gratificante, mostra que o trabalho, mesmo com todos os desafios, foi importante. Cada um que toma posse hoje, tenho certeza, irá colaborar e realizar um excelente trabalho”, frisou.

REFORMA – A definição dos nomes caminhou junto com a aprovação da reforma administrativa pela Câmara Municipal, no dia 31 de dezembro. Modernização, agilidade, transparência e melhor prestação dos serviços públicos nortearam a reforma proposta pelo Poder Executivo municipal. O próximo passo da reforma será melhorar o aparato tecnológico da prefeitura, investir em treinamento e qualificação dos servidores para melhor atender a população, elaborar e aprovar o plano de cargos e salários dos servidores e dotar a administração de uma estrutura física mais eficiente e eficaz.

A reforma proposta pelo prefeito reeleito Maguito Vilela (PMDB) estruturou em cada secretaria um núcleo de planejamento e criou um grupo de trabalho permanente que visa desburocratizar e modernizar a gestão. “Os vereadores compreenderam a proposta e a aprovaram. Queremos dotar a prefeitura de uma estrutura condizente com o porte de Aparecida, que é a maior cidade do Centro-Oeste brasileiro, com exceção das capitais”, sublinhou o peemedebista.

Neste sentido a reforma administrativa realizou a fusão das secretarias de Governo e Executiva, que a partir de 1° de janeiro se torna a Secretaria de Governo e Integração Institucional, elevou a Diretoria de Convênios e Contratos ao porte de Secretaria de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, transformou em secretaria a Superintendência de Licitações e Compras e criou a Secretaria Municipal do Trabalho, com o objetivo de ampliar a atuação do Sine Municipal e a qualificação dos trabalhadores aparecidenses e também criou a Superintendência de Micro e Pequena Empresa, que ficará subordinada a Secretaria de Indústria e Comércio. Enquanto a Secretaria de Ação Social ganhou uma Diretoria para Assuntos dos Portadores de Necessidades Especiais. Além disso, o Instituto de Planejamento e Pesquisa Urbanística (Ippua) passa a ser uma Secretaria de Planejamento.

Portanto, segundo a comissão que elaborou a proposta de reforma, as mudanças não provocarão aumento na despesa com pessoal, pois as estruturas já existem. Com isso a estrutura da prefeitura fica da seguinte forma: 21 secretarias, a Procuradoria Geral do Município (PGM), o Instituto de Previdência dos Servidores do Município (Aparecidaprev), a Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida (SMTA) e o Procon.

A Secretaria de Governo e Integração Institucional também abrigará o Gabinete Civil, que se encontrava sob o manto da Secretaria Executiva, a Ouvidoria Municipal, criada pela reforma, e a Coordenadoria da Defesa Civil, que funciona desde 2009.

A questão da regularização fundiária que ficava sob a responsabilidade da Secretaria Executiva, extinta pela reforma, ficará a cargo da Secretaria de Habitação, que deixa de ser extraordinária e ganha nova roupagem. Com a reforma, o Ippua volta a ser Secretaria de Planejamento. A Seplan de Aparecida terá como missão a elaboração do orçamento, o planejamento urbanístico e a revisão do Plano Diretor.

 

Secretários nomeados pelo prefeito Maguito Vilela no dia 1º de janeiro:

Secretaria de Ação Social: Primeira-dama Carmem Sílvia

Secretaria de Administração: Geoliano de Souza Lima

Secretaria de Comunicação Social: Ozéias Laurentino Júnior

Secretaria de Desenvolvimento Urbano: Rodrigo Gonzaga Caldas

Secretaria da Defesa Social e Guarda Civil Municipal: Sargento Cachoeira

Secretaria da Educação: Domingos Pereira da Silva

Secretaria da Fazenda: Carlos Eduardo de Paula Rodrigues

Secretaria de Infraestrutura: Mário Vilela

Secretaria do Meio Ambiente: Lafaiete Campos Filho

Secretaria de Regulação Urbana: Jório Rios

Secretaria da Saúde: Paulo Rassi

Procuradoria Geral do Município: Tarcísio Francisco dos Santos

Procon: Marinho Resende

Secretaria de Governo e Integração Institucional: Euler de Morais

Secretaria de Planejamento: Afonso Boaventura

Aparecidaprev: Eli de Faria

SMTA: Valdemir Souto

Secretaria Especial de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos: Valéria Pettersen

Secretaria de Controle Interno: André Luiz Ferreira da Rosa

Secretaria de Licitações e Compras: Raul Coutinho Neto

 

Secretarias ainda sem definição do titular:

Secretaria de Cultura e Turismo

Secretaria de Esporte e Lazer

Secretaria de Habitação

Secretaria da Indústria e Comércio

Secretaria do Trabalho

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