Maguito Vilela recebe homenagem na Câmara dos Deputados

9 de maio de 2017

Foto: Secom - Câmara dos Deputados

Aparecida de Goiânia, 27 de novembro de 2013 – O prefeito de Aparecida de Goiânia e ex-deputado federal constituinte (PMDB), Maguito Vilela (PMDB), recebeu, nesta quarta-feira (27), a Medalha Assembléia Nacional Constituinte. A homenagem faz parte das comemorações dos 25 anos de promulgação da Constituição Brasileira. A sessão solene aconteceu no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados. “Foi um trabalho intenso e uma honra participar da elaboração da nova Carta Magna do País, considerada a mais moderna e democrática do mundo”, ressaltou o prefeito e ex-deputado federal constituinte, Maguito Vilela, emocionado com a homenagem recebida na Câmara dos Deputados.

A comenda, feita a pedido do presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB), foi entregue a todos os deputados federais e colaboradores que participaram da Assembléia Constituínte em 1988. Também estiveram presentes os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa e do Senado, Renan Calheiros (PMDB).

Cunhadas em ouro, prata e bronze pela Casa da Moeda do Brasil em setembro de 1988, as medalhas foram distribuídas para reconhecer o trabalho dos que colaboraram de forma decisiva. “Foi muito bom encontrar os colegas parlamentares. É muito gratificante ter a honra de tal homenagem, além da emoção de poder rever os velhos companheiros de um dos momentos mais importantes da minha vida”, conta o prefeito Maguito Vilela.

As medalhas de ouro foram destinadas em caráter institucional às presidências da República, da Câmara, do Senado e do STF. As de prata foram concedidas ao ex-presidente da República José Sarney, autor da proposta que convocou a Assembleia Constituinte, aos parlamentares em exercício que atuaram na elaboração da Carta e aos constituintes indicados pelos líderes de partidos.

Também foram homenageados, com medalhas de bronze, diversos profissionais colaboradores que foram indicados pela Mesa Diretora da Casa. Entre eles, alguns jornalistas que se destacaram na cobertura política à época. Além da comenda, a Câmara dos Deputados, os Correios, o Ministério das Comunicações e o Governo Federal lançaram nesta quarta-feira, dia 27, também em comemoração aos 25 anos da Carta de 1988, um selo personalizado e carimbo comemorativo.