Maguito vistoria obras do Parque Tamanduá, do Parque da Criança e do CMEI Garavelo Park

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 06 de junho de 2014 – O prefeito Maguito Vilela e os secretários Fábio Camargo (Meio Ambiente) e Mário Vilela (Infraestrutura) vistoriaram na manhã desta sexta-feira (06) o início das obras de reestruturação e recuperação do Parque Tamanduá no Setor Garavelo. As obras foram iniciadas há uma semana e a previsão é de que toda a reestruturação fique pronta em quatro meses. “Faremos um obra definitiva dentro de um projeto técnico que foi planejado e bem elaborado. Que dará segurança e tranquilidade para a população”, descreve Maguito Vilela.

Segundo o secretário Mário Vilela, toda estrutura do parque e do córrego será refeita, já que as galerias de água e as manilhas antigas foram construídas  pelas gestões anteriores sem pensar no crescimento acelerado da região. Ainda de acordo com o secretário o projeto para a recuperação do parque foi dividido em cinco bacias. “A primeira etapa é a construção de galerias para escoamento do grande volume de água que essa área recebe, depois canais de gabião, que é uma estrutura armada com pedra, flexível, para melhor drenagem da água”, explicou

O aposentado Angelo Pereira dos Santos, morador do bairro há 27 anos, contou que acompanhou toda a história do parque e os problemas das erosões no córrego. “Desde que moro aqui, é a primeira vez que vejo algo sendo feito para solucionar nosso problema”. O aposentado destacou ainda que os moradores viviam com medo. “A noite a gente nem dormia, e para passar pelas ruas usávamos escadas e tábuas por causa do tamanho dos buracos. Muita coisa já foi feita aqui para melhorar e agora tenho certeza que vai resolver de vez essa situação”, comemorou.

O recurso foi autorizado após o município decretar situação de Emergência, no dia 02 de abril de 2013, em função do risco de desmoronamento de ruas e casas localizadas próximas destes pontos, ao longo da Bacia do Rio Tamanduá. “Para solucionar o problema da macrodrenagem na bacia foi necessário readequar o projeto para poder abranger todo o parque e coletar também a água que desce da GO-040. Tudo será feito para que no futuro não ocorram outras erosões”, completou Mário Vilela.

De acordo com informações da Secretaria de Infraestrura serão necessários cerca de 35 mil caminhões de terra para aterrar toda a erosão, além de que para reconstruir as galerias será necessário a retirada de partes do asfalto das ruas do entorno do Parque. O valor total da obra é de R$ 19 milhões, oriundos do Governo Federal e contrapartida da Prefeitura. Técnicos da Defesa civil e da Secretaria de Meio Ambiente também estão fazendo o acompanhamento e monitoramento  das obras.

PARQUE DA CRIANÇA – Maguito Vilela também vistoriou as obras do parque da Criança no setor Mansões Paraíso. O Termo de Acordo e Compensação Financeira (TACF) para a construção do Parque foi viabilizado pela Lei n. 3.167, sancionada pelo prefeito no último mês de março, e prevê a desafetação das ruas J-76 e H-107, e remanejamento de área. “Como contrapartida, as construtoras realizarão a revitalização do Parque do Mansões Paraíso, cujo projeto já se aproxima de R$ 1 milhão em investimentos”, explicou o prefeito Maguito Vilela.

A Prefeitura está viabilizando licenças ambientais, alvarás e autorizações necessárias para que a construção do parque seja feita com segurança. Uma comissão de acompanhamento composta por servidores da administração municipal, também foi eleita para acompanhar o cronograma de obras, que prevê a execução do projeto em seis meses. “Queremos inaugurá-lo no dia 12 de outubro, Dia da Criança”, ressaltou o secretário de Governo e Integração Institucional,  Euler de Morais.

Conforme determinado no TACF, o parque deverá ser dotado de uma Delegacia de Meio Ambiente; uma pista de caminhada já existente mas que será totalmente revitalizada; a construção de um espelho d’água e de uma praça com teatro de arena; quadras poliesportivas; além de ter todos os equipamentos de lazer já existentes revitalizados, com pintura de meio-fio, instalação de bancos, recuperação de pista de skate e biciross. “A prefeitura ainda estuda a instalação de um SAC nas imediações do parque, além da UBS e de um Cmei que já estão previstos”, reiterou Euler de Morais, frisando que a região será dotada de todos os instrumentos públicos necessários ao bem estar da população.

MAIS OBRAS – Dando continuidade à vistoria de obras pelo município, Maguito visitou o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) do setor Garavelo Park, que já está em funcionamento pleno desde o início de 2014 e com previsão de inauguração oficial dia 18 de junho. O prefeito também vistoriou as obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) do setor Mansões Paraíso que também será entregue este ano à população.

O prefeito Maguito Vilela também foi acompanhado pelos secretários Euler de Morais (Governo), Ozéias Laurentino (Comunicação), Rodrigo Caldas (Desenvolvimento Urbano), e os vereadores Gleison Flávio (PT do B), Jadson Corcelli (PSL) e Arnaldo Leite (PMDB).