Maguito vistoria UPA do Buriti Sereno

9 de maio de 2017

Foto: Jhonney Macena

Aparecida de Goiânia, 20 de maio de 2015 – Com o objetivo de assegurar a entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do setor Buriti Sereno até o final deste mês, o prefeito Maguito Vilela e o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, vistoriaram hoje, 20, as obras da unidade. As obras estão em fase final de instalações elétricas; assentamento de bancadas, pias e louças; pintura; plantio de gramas e demais acabamentos.

“Viemos conferir como está o trabalho da empresa responsável para ter certeza de que a entrega será no prazo previsto. Estamos aguardando essa finalização para iniciar a transferência da equipe do Cais Garavelo, que atenderá aqui”, explicou o prefeito, lembrando que os cerca de 120 profissionais do cais, fechado no dia 30 de abril, atualmente reforçam o atendimento dos Cais Nova Era, Colina Azul e UPA do Brasicon.

Maguito informou que todo o mobiliário que será utilizado na UPA do Buriti Sereno já foi entregue. “As instalações de equipamentos maiores, como os da lavanderia e gerador, serão realizadas pelas empresas fornecedoras, de preferência já na semana que vem, simultaneamente à esses últimos ajustes e limpeza da unidade”, determinou o prefeito.

A visita foi acompanhada pelo engenheiro do município, Aurélio Valente, que fiscaliza a execução da obra pela empresa terceirizada; pelo engenheiro responsável pela obra, Welber Marcório; pela diretora administrativa da SMS, Vera Louzada; e pela ex-diretora do Cais Garavelo, que assumirá a coordenação da UPA do Buriti Sereno, Grazzielle Rodrigues; entre outros auxiliares da administração municipal.

De acordo com o secretário Mário Vilela, como ainda não é possível pavimentar toda a região onde a UPA foi construída – a prefeitura aguarda a implantação da rede de esgoto pela Odebrecht – a prefeitura pavimentará um trecho de 1.160 metros quadrados que dá acesso às duas principais entradas da unidade. O asfalto sairá da rotatória da Avenida Atlântica, passando pelas ruas Barão do Icaraí, Barão de Mesquita e Barão da Torre, até a Avenida Brasil. A intervenção facilitará o acesso de ambulâncias. Já a substituição do esgoto será feita por três fossas instaladas na unidade.

UPA – A Unidade de Pronto Atendimento do Buriti Sereno será a segunda UPA entregue à população de Aparecida. A obra teve custo de R$ 4,2 milhões, oriundo do Governo Federal e contrapartida da Prefeitura. O espaço está sendo construído nos mesmos moldes da UPA do Brasicon, em funcionamento desde 2012 e inaugurada pelo então Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

As Unidades de Pronto Atendimento realizam atendimentos de urgência e emergência de alta-complexidade, diretamente ligado ao SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Outra UPA está sendo construída no Parque Flamboyant, em Aparecida, e deve ser entregue ainda este ano.

Ao todo, o município constrói 32 novas unidades de saúde. Além das três UPAs previstas para o município, 29 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que realizam o atendimento de Saúde da Família, também estão previstas e, deste total, 15 já estão em funcionamento. As demais seguem em obras e serão entregues à população até o final do ano que vem.