Mais de 100 famílias recebem escrituras de seus imóveis no Jardim Tiradentes

Por Thiago Oliveira

13 de setembro de 2023

Foto: Claudivino Antunes

Processo que tramitava desde 2008 foi finalizado pela Secretaria de Habitação do Município e possibilitou a titulação dos imóveis no bairro

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Habitação e a Agência Goiana de Habitação (Agehab), entregaram na tarde desta terça-feira, 12, 109 escrituras aos moradores do Jardim Tiradentes. A entrega foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jardim Tiradentes.

Durante a cerimônia foi entregue o título de propriedade para os imóveis de quatro quadras do bairro, sendo elas: 125, 126, 127 e 128 e uma Área Pública Municipal (APM). Ao todo são 109 imóveis que agora passam a contar com o título, atendendo a uma reivindicação antiga dos moradores. Deste total, 84 escrituras foram entregues pela Prefeitura de Aparecida e outras 25 pela Agehab.

“Com a escritura em mãos vocês são donos da casa de vocês e isso nos deixa muito felizes. Nós sabemos da importância de ter este documento em mãos e da segurança que ele traz para cada um que esperou por isso há tanto tempo”, ressaltou a primeira dama, Sulnara Santana.

Segundo o secretário de Habitação, Roberto Hidasi, desde 2008 tramita o processo que culminou na entrega das escrituras aos moradores do Jardim Tiradentes. Em 2017 ele foi integrado ao Projeto Aparecida Legal e hoje o sonho da população pôde ser realizado.

“Fizemos uma força tarefa muito grande para atender a necessidade de todos. Esse era um processo que estava parado e que agora podemos entregar o título de propriedade para tantos moradores, que passam a ser plenos proprietários dos seus imóveis”, esclareceu Hidasi.

Para Laurina América, que mora no Jardim Tiradentes há 40 anos, a escritura recebida hoje simboliza segurança. “Hoje eu me tornei proprietária do imóvel que tenho há quatro décadas. Essa escritura realiza um sonho e traz segurança para a gente que agora mora em algo que realmente é nosso”, comemora a moradora.

O vereador William Panda enalteceu o trabalho da Prefeitura na regularização dos terrenos do município. “A Prefeitura tem entendido que as pessoas precisam deste tipo de política pública que regulariza seus lotes e garante direito pleno aos seus imóveis”, evidenciou o parlamentar.

Moradia Regularizada
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia também tem somado esforços com outras instituições para entregar ainda mais escrituras em Aparecida. Junto ao Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), a Secretaria de Habitação implementou o projeto RegularizAÇÃO, que deve conceder mais de 600 escrituras até o fim deste ano.

O projeto une o poder executivo, o poder judiciário e os serviços de registro de imóveis do município e busca dar celeridade às medidas relativas à Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social – REURB-S, assegurando o direito à titulação de propriedade dos imóveis ocupados nas formas previstas na Constituição.

Presentes
Os vereadores Sandro Oliveira, Camila Rosa, Erivelton Contador, Dioni Nery, Aldivo Araújo, Domingos Rodrigues, Amendoim, Marcos Miranda, Isaac Martins e William Panda. Também participaram as secretárias Sulnara Santana, Pollyana Martins e Valéria Petersen e os secretários Gerfeson Aragão e Vanilson Bueno.