Mais de 50 mil pessoas são alcançadas na Semana Nacional do Trânsito em Aparecida

Por Rackel Vieira

25 de setembro de 2019

Por Rackel Vieira

25 de setembro de 2019


Foto: Wigor Vieira

Encerrando as atividades da Semana Nacional do Trânsito, a Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA), realizou na manhã desta quarta-feira, 25, a última blitz educativa da campanha, na Avenida Igualdade no Setor Garavelo. Com o tema #FazBonitoAê, durante uma semana mais de 50 mil pessoas foram alcançadas por meio de blitzen educativas, marcha e passeio ciclístico, que informaram e conscientizaram a todos sobre os cuidados necessários que os pedestres e condutores devem ter ao andar e trafegar pelas ruas e avenidas da cidade.

Cantarely dos Santos, de 39 anos, é motorista de aplicativo de celular e estava a trabalho quando passou pela blitz na Avenida Igualdade. “Eu fiquei muito satisfeito com a abordagem, pois trouxe à memória as principais normas de segurança no trânsito, importância de termos atenção enquanto dirigimos. E isso é bom principalmente para mim que transporto outras vidas todos os dias, é muita responsabilidade”, disse o motorista.

O motociclista Gabriel Santana de Barros, de 21 anos, também entendeu a orientação dada pelos agentes na blitz. “É muito comum nós motociclistas sairmos cortando os carros nas vias para não ficarmos parados no congestionamento e chegarmos logo ao nosso destino e e isso é muito perigoso. Acho muito errada essa atitude e orientar a todos a fazerem o certo, respeitando o próximo, vai melhorar para todo mundo”, comentou o vendedor.

De acordo com o secretário executivo de Mobilidade e Trânsito, Avelino Marinho, as ações educativas são realizadas diariamente em Aparecida, mas foram intensificadas neste período em alusão a Semana Nacional de Trânsito. Desta forma, explicou ele, mais pessoas são alcançadas.

“Durante todo o ano estamos nas escolas e na porta delas orientando pais e motoristas. Mas não poderíamos deixar de fazer alguma ação nesta semana. Nosso objetivo durante os cinco dias, chamamos a atenção da população para o alto índice de mortos e feridos no trânsito e levantar uma discussão sobre o comportamento dos condutores. A ideia é que os números de acidentes sejam reduzidos, tendo em vista que a maior causa ainda é a imprudência”, destacou.

Segundo o secretário, além das ações educativas e de fiscalização, a prefeitura tem atuado em diversas frentes para melhorar a mobilidade urbana em Aparecida de Goiânia. “Nós temos feito investimento na infraestrutura, construindo novos eixos e viadutos, faixas exclusivas para motociclistas e ciclistas, recuperando a sinalização e também recapenado as ruas. Tudo isso ajuda num trânsito mais seguro”, disse.

Um dos projetos que visam promover mais segurança é a faixa Frente Segura, onde os motociclistas aguardam, na frente dos carros, a abertura do semáforo. Também estão sendo implantados 70 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas para promoção da segurança dos ciclistas durante o trajeto para o trabalho ou mesmo no lazer. “Também criamos a zona 50 na Avenida Independência com o objetivo de reduzir a velocidade média dos carros, coibindo acidentes fatais”, detalhou Avelino Marinho.

Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, do Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos. Em Aparecida de Goiânia as ações foram promovidas pela Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA), em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito de Goiás (DETRAN-GO), alunos de Engenharia de Transportes da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Seguradora Aprovec.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)