Mais de R$ 19 milhões serão investidos na recuperação definitiva do Parque Tamanduá

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 23 de abril de 2014 – Mais de 19 milhões serão investidos na recuperação do Parque Tamanduá, no setor Garavelo. O anúncio foi feito oficialmente durante solenidade de assinatura da ordem de serviço para início das obras, pelo prefeito Maguito Vilela, na manhã desta quarta-feira (23). Na ocasião também foi apresentada a Portaria que cria grupo de monitoramento e fiscalização  das obras, com representantes das secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente e Defesa Civil. As obras terão início imediato, caso não ocorra chuvas muito fortes. O evento foi realizado no salão 2 do Centro de Cultura e Lazer José Barroso.

O investimento na reestruturação do parque será de R$ 19.063.000,00, sendo R$ 18 milhões oriundos do Ministério da Integração Nacional e liberados por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, em dezembro de 2013 e o restante contrapartida da Prefeitura. “As obras resolverão de forma definitiva o histórico problema de macrodrenagem, que tem provocado erosões em seis pontos diferentes ao longo da Bacia do Córrego Tamanduá”, explicou Maguito Vilela.

O recurso foi autorizado após o município decretar situação de Emergência, no dia 02 de abril de 2013, em função do risco de desmoronamento de ruas e casas localizadas próximas destes pontos. Segundo as equipes técnicas da prefeitura, que monitoram a região, o problema de macrodrenagem é decorrente de danificações nas  galerias pluviais que são muito antigas e não comportam mais o volume de água nos períodos chuvosos.

As obras do parque incluem a recuperação e ampliação de galerias de água pluvial e recuperação de erosões e voçorocas que atingem vários pontos do córrego. O secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, explica que a obra será dividida em cinco bacias para a reestruturação das galerias antigas. “Vamos ter que retirar toda instalação velha, fazer drenagem de vários pontos, refazer a pavimentação nas vias atingidas e ainda usar 35 mil caminhões de terra para cobrir as voçorocas”, destaca o secretário.

O próprio aumento do número de ruas pavimentadas gera o aumento da vazão nos bueiros celulares. “A região recebe água de várias avenidas de grande fluxo como Liberdade, Igualdade, Tropical, além da GO-040. Sem contar as instalações de galeria antigas que não comportam mais o crescimento do bairro”, destacou o superintendente de Defesa Civil Juliano Cardoso.

Além das obras de macrodrenagem também será feita a recuperação do fundo de vale da Bacia do Córrego Tamanduá. “Com as obras definitivas, os deslizamentos de terra causados pela vazão de água que escorre do Anel Viário, da GO-040, da Avenida Liberdade e de todo o Bairro Cardoso, irão acabar”, completou o secretário de Meio Ambiente, Fábio Camargo.

O vereador Gleison Flávio, morador do Garavelo, representou a Câmara de vereadores e frisou a necessidade de recuperação da erosão que tanto afeta a população que mora próximo ao local. “O Garavelo tem 35 anos de existência e o Parque irá acabar com a erosão que há tanto tempo prejudica nossa região. E quem ganha são os moradores e a cidade”, disse o vereador.

LAGO – Após as obras de recuperação da Bacia do Tamanduá, a prefeitura viabilizará a implantação de um Parque Ecológico com três lagos, áreas de lazer, esporte e cultural, que além de embelezar a região, ainda será mais um meio de conter as águas das chuvas que descem para o córrego. “Nosso objetivo é transformar a área no maior parque da região metropolitana de Goiânia, e melhor que muitos da capital, criando um local multidisciplinar na Área de Preservação Ambiental (APA), que irá além de tudo evitar que ocorram novas erosões”, conta o prefeito Maguito Vilela.

Segundo a Defesa Civil, serão feitos dois lagos: um espelho d’água maior e um menor para dar vazão à água no período de chuva. “Será um lago de 317 metros de comprimento e 170 de largura que, além de ser maior que os parques da capital, ainda terá espaço amplo com pista de caminhada, ponte, escadaria ecológica, espaço cultural e para a prática de esportes, deck e píer, entre outros elementos”, pontuou o superintendente.

Juliano enfatiza ainda que o projeto buscará atender todos os aspectos sociais e ambientais, além dos aspectos técnicos de drenagem e reordenamento do uso e ocupação do solo.

PRESENÇAS – Também prestigiaram a solenidade o vice-prefeito Ozair José (PT), secretários municipais e vereadores por Aparecida.