Aparecida de Goiânia, 21 de outubro de 2015 – Dando continuidade à entrega dos novos Centro Municipais de Educação Infantil (Cmeis), o prefeito Maguito Vilela e o secretário de Educação, Domingos Pereira, entregaram na última quarta-feira, 21, O Cmei Valdivina Guimarães, no Residencial Brasicon. A unidade beneficiará diretamente 628 habitantes do setor e reforçará o atendimento à população vizinha que já é realizado pelo Cmei do setor Serra Dourada.
A gestora da unidade Carolina Aparecida Morais ressaltou que todos os Cmeis de Aparecida trabalham em três dimensões, que são básicas para a formação das crianças. “A primeira dimensão é o acolhimento. Aqui as crianças são bem recebidas, elas se sentem em casa com os cuidados dos nossos profissionais. Outra questão importante é a alimentação, que torna a criança mais saudável e apta a desenvolver as atividades do dia. E por último é a dimensão pedagógica e de aprendizagem, feita por profissionais competentes e comprometidos com a educação”, salientou Carolina.
De acordo com o Secretário de Educação, Domingos Pereira, além da estrutura física dos Cmeis, a Prefeitura têm investido na realização de concurso público e qualificação de profissionais para melhor assistir a população de Aparecida. “O concurso possibilita uma educação continuada aos alunos, e que a Prefeitura invista nos profissionais da rede. Porque educação não é só prédio, tijolo e cimento, educação é feita por pessoas”, enfatizou Domingos.
Esta será a 9ª unidade de Educação Infantil inaugurada este ano. A última foi a do Jardim Maranata. Com a entrega do Cmei do Brasicon, sobe para 19 o número de Cmeis funcionando atualmente em Aparecida de Goiânia. Um salto gigantesco para uma cidade que, no início da atual gestão, em 2009, contava com apenas sete unidades.
A construção dos novos Cmeis em Aparecida faz parte do projeto de reestruturação da educação básica da atual gestão. “A educação básica é a parte fundamental na formação de bons profissionais. Quem tem uma infância assistida e saudável têm mais oportunidades de crescer na vida e não entrar no mundo do crime”, pontuou o prefeito Maguito Vilela.
À exemplo das outras unidades, o Cmei Brasicon também atenderá 120 crianças, com idade entre zero e cinco anos. Além do Ensino Infantil, as crianças receberão cinco refeições diárias acompanhadas por nutricionistas, banho e atividades voltadas para seu desenvolvimento como brinquedoteca, teatro de arena e áreas de convivência para atividades ao ar livre.
A unidade escolar tem área total de 1.211,92 metros quadrados e também foi construída com recursos do Governo Federal. Ao todo, foram investidos R$ 1.866.676,64, com a contrapartida do município. De acordo com a SME, o próximo Cmei a ser entregue a população, ainda neste mês de outubro, será o do setor Andrade Reis.
MAIS UNIDADES – Os Cmeis da Vila Maria, Candido de Queiroz, Jardim Primavera, Marista Sul, Internacional Park, Retiro do Bosque e Parque Trindade 1 também estão em andamento e deverão ser concluídos pelas empresas responsáveis pelas obras até o final deste ano para serem mobiliados e equipados pela SME.
As outras unidades, que completam a lista dos 43 novos Cmeis, serão entregues até o final de 2016. Elas contemplarão todas as regiões da cidade, suprindo o déficit atual de três mil crianças inscritas no cadastro de reservas da Secretaria Municipal de Educação (SME). Todas as unidades contam com oito salas de aula, sendo um berçário, brinquedoteca, sala de professores, sala da direção, secretaria, amplo espaço para atividades recreativas, refeitório, cozinha e lactário.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)