Mais uma escola municipal recebe o Projeto Geladeira Literária

Por Ana Paula Moreira

5 de outubro de 2017

Foto: Claudivino Antunes

A Escola Municipal Antonio Alves Neto, localizada no setor Riviera, recebeu na tarde desta quinta-feira, 05, o Projeto Geladeira Literária que conta com diversos livros infanto-juvenis que são disponibilizados de forma gratuita para os alunos. A entrega foi feita pelo prefeito Gustavo Mendanha e contou com a presença de autoridades e centenas de alunos e profissionais da unidade.

O objetivo do projeto é estimular a leitura das crianças e adolescentes. “Esse é um projeto que traz conhecimento, estimula a leitura e os estudos. É uma satisfação ter essa iniciativa no município e poder acompanhar o desenvolvimento da educação”, frisou o prefeito Gustavo Mendanha durante a entrega do eletrodoméstico adaptado.

A unidade que foi entregue na escola conta com diversas obras de literatura infantil doadas pela secretaria de Educação e Cultura. O projeto também incentiva a doação de livros para manter a geladeira sempre abastecida. “Ninguém gosta de abrir a geladeira em casa e ver ela vazia, sem comida. Dessa forma será essa. É preciso que vocês também coloquem livros que não lêem mais, para que ela fique sempre cheia”, ressaltou o Secretário Executivo de Cultura, Avelino Marinho

Reltimon de Martins, de 8 anos, saiu da solenidade já com o livro ‘Pluft, o Fantasminha’ em mãos. A escolha, entre diversas obras disponíveis não foi fácil, mas mostrou que ele entendeu o sentido do projeto. “Aqui tem muitos livros que ainda não li, quero ler vários, mas hoje só vou pegar um. Depois eu pego mais. Quando terminar de ler, vou devolver e doar um que eu tenho em casa e não leio mais”, comentou.

Utilidade

As geladeiras são utensílios domésticos que ficam nas cozinhas e acomodam comidas que alimentam o corpo, mas em Aparecida, o protejo Geladeira Literária deu um novo sentido a esse produto. O projeto, que já é conhecido em Aparecida, está presente em diversos pontos da cidade como praças e escolas e a expectativa é de ‘alimentar’ o conhecimento e a prática da leitura.

Além de estimular a leitura, a proposta é que as pessoas façam doações no local onde a geladeira estiver e troquem as obras. A secretaria salienta que para fazer a doação de livros ou de uma geladeira sem uso é preciso entrar em contato para a secretaria executiva de Cultura no telefone 3545-5979 e agendar a busca. A prefeitura se encarrega do transporte do equipamento.

Mutirão

Ao final da solenidade, o prefeito Gustavo Mendanha ainda convidou a todos para participarem do mutirão de serviços, Prefeitura em Ação, que será realizado nesta sexta-feira (06) e sábado (07), na tenda montada na Avenida Atlântica, esquina com Avenida Independência, no Bairro Independência, região onde está localizada a escola. Serão mais de 90 serviços disponíveis, gratuitamente para a população.