Marista Sul recebe ação integrada contra Aedes aegypti

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Comunicação

Aparecida de Goiânia, 25 de janeiro de 2017 – Com  o início do período chuvoso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti em toda cidade. Vários bairros já receberam a ação integrada e agora é a vez setor Marista Sul. Nesta quarta-feira (25) o bairro recebeu visitas domiciliares, manejo, ambiental, coleta de pneus e serviço de bloqueio.

“As ações integradas são fundamentais para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti e possíveis criadouros. É preciso salientar também a importância da colaboração da população na luta contra o Aedes. Todos os moradores devem vistoriar seus quintais pelo menos duas vezes por semana, e certificar se não há nada que possa acumular água parada.”, destaca o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental.

São 50 agentes de endemias e uma equipe de educação em saúde trabalharam na ação de combate ao Aedes aegypti. Segundo Iron Pereira, a expectativa da SMS é que haja uma diminuição nos casos notificados de dengue este ano, em relação a 2015 e 2016. “Esperamos que o número de casos diminua porque nossa equipe trabalha o ano todo no combate a proliferação do mosquito e isso faz toda diferença. O trabalho precisa ser ininterrupto e não só no período chuvoso. Nessa época é importante intensificar os trabalhos”, destacou o coordenador.

Ainda de acordo com Iron, o trabalho de conscientização do poder público, junto às escolas municipais e a mídia também surtiu efeito e deve contribuir para a diminuição dos índices em Aparecida. “Acredito que a população está mais consciente, principalmente por conta do aparecimento de outras doenças como a zika e chikungunya, que ganharam destaque nos jornais de todo país. Por isso, as pessoas estão cuidando mais de seus quintais e evitando descarte irregular de lixo e objetos que possam acumular água. Mas ainda há muito trabalho pela frente, alguns ainda não enxergaram a importância de se combater o mosquito”, acrescentou o coordenador.

Em 2015, foram notificados 17.237 casos de dengue em Aparecida, além de 7 óbitos confirmados. Em 2016, foram notificados 13.408 casos e 3 óbitos confirmados. Isso significa uma diminuição de 3.829 casos. Para 2017 a expectativa é que esse número continue caindo. “Para isso não canso de repetir, é fundamental o engajamento da população na luta contra a proliferação do mosquito. O combate precisa ser contínuo, já que o maior número de criadouros está dentro da casa das pessoas, onde nem sempre o poder público tem acesso”, enfatizou Iron Pereira.