Ministro dos Transportes visita trecho da BR-153 entre Aparecida e Goiânia nesta terça

9 de maio de 2017

O ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, e o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, acompanhados dos prefeitos Maguito Vilela (Aparecida) e Paulo Garcia (Goiânia), visitam nesta terça-feira pela manhã o trecho da BR-153 entre Goiânia e Aparecida de Goiânia. O objetivo da agenda é que o ministro conheça pessoalmente as propostas de intervenções solicitadas pelas duas prefeturas no trecho urbano da rodovia federal.

A visita do ministro ocorre uma semana após o prefeito de Aparecida, Maguito Vilela (PMDB), e representantes do Governo de Goiás e da Prefeitura de Goiânia se reunirem com o ministro dos Transportes, em Brasília.

Maguito solicitou ao ministro a construção de um elevado na Avenida Bela Vista, que divide Aparecida e Goiânia; quatro pontes sob o Ribeirão Santo Antônio, próximo ao Country Clube  de Goiás, e um viaduto ligando o Centro histórico de Aparecida à região Leste do município, onde será construído o Aeroporto Executivo de Aparecida e o câmpus avançado da Universidade Federal de Goiás (UFG).

As intervenções na rodovia pretendem melhorar a mobilidade urbana entre as duas maiores cidades de Goiás. Estudo da Superintendência Municipal de Trânsito de Aparecida (SMTA) aponta que a construção do elevado da Avenida Bela Vista sobre a BR-153 deve reduzir em 40% o fluxo de veículos no atual trevo do Parque das Laranjeiras, em Goiânia. O benefício da obra impactará diretamente nas duas cidades.

As obras serão realizadas pela concessionária Triunfo Concebra, que administra a manutenção da BR-153, e necessitam de autorização do Ministério dos Transportes e da ANTT. As negociações estão avançadas e a expectativa é que o ministro autorize as realizações das obras durante a visita.

Além de conferir os locais da BR-153 em Aparecida que receberão intervenções, o ministro também vai conferir dois locais na Capital. O viaduto próximo ao terminal de estação do Aeroporto de Goiânia e do Jardim Novo Mundo, próximo a sede da Celg.

O deslocamento da comitiva do ministro se inicia às 8h50 do Aeroporto de Goiânia para Aparecida. Às 10 horas na BR-153 com a Avenida Bela Vista, divisa de Goiânia e Aparecida, o ministro e os prefeitos atendem à imprensa. Após visitar o trecho urbano da rodovia, às 11 horas, na sede da Prefeitura de Aparecida, o ministro participará da apresentação dos projetos.

ASSUNTO: Agenda do ministro dos Transportes em Aparecida e Goiânia

QUANDO: 12 de maio de 2015 (terça-feira)

HORÁRIO: 10 horas

LOCAL: BR-153, Km 8, Qd. 70-A, Vila Brasília. Referência: Avenida Bela Vista, divisa entre Goiânia e Aparecida. Próximo a Metalforte.