Missão de Gustavo Mendanha em Israel prossegue em Jerusalém

Por Thiago Marques

19 de setembro de 2017

Foto: Divulgação

Depois de passar por Tel Aviv e Berseba, prefeito chega à capital do país, onde faz visita técnica à empresa que é referência mundial no tratamento de resíduos sólidos

Em mais uma agenda de trabalho em Israel, onde cumpre missão oficial a convite do embaixador daquele país no Brasil, Yossi Shelley, o prefeito Gustavo Mendanha esteve na empresa Greennet, responsável pelo tratamento de lixo em Jerusalém. Além do próprio embaixador, acompanham Gustavo a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, e o titular da Pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cleomar Rocha.

O grupo foi recebido por diretores da Greennet, que ficou responsável por detalhar todas as fases do tratamento de resíduos sólidos, processo este que se baseia na seleção dos materiais recicláveis. A empresa emprega tecnologia capaz de separar os materiais orgânicos dos inorgânicos, reaproveitando aproximadamente 50% de todos os resíduos da cidade que, na sequência, seguem para reciclagem. Jerusalém, vale ressaltar, tem cerca de 850 mil habitantes.

“A perspectiva de conhecer esta empresa aqui em Jerusalém indica a preocupação em melhorar a área de coleta e de seleção de resíduos sólidos em Aparecida, além de prospectar a realização de uma Parceria Público Privada (PPP) para este fim, considerando o tratamento dos resíduos e produção de energia a partir do biogás gerado”, explica o secretário Cleomar Rocha.

A empresa Greennet começou a ser construída em setembro de 2013 e foi inaugurada em 16 de junho de 2015. Ela recebe mais de 250 caminhões de lixo por dia, com capacidade de 1.500 toneladas de resíduos diários, totalizando, na prática, mais de 400 mil toneladas por ano. Conta com pouco mais de 100 trabalhadores em seu quadro de profissionais, a empresa também separa resíduos industriais que são utilizados como matéria-prima para cerâmicas.

Em missão de negócios a Israel desde o último dia 10 de setembro, Gustavo já passou também por Tel Aviv e por Berseba, cidades onde também teve compromissos oficiais. Coincidentemente, nesta semana, ele acompanhará as comemorações do Ano Novo Judaico, também denominado “Rosh Hashaná”. O prefeito desembarca em Aparecida neste sábado, 23 de setembro.