Moradores de Aparecida se encantam com a beleza das flores na 10ª Exposição de Orquídeas e Flores do Deserto

Por Rackel Vieira

31 de agosto de 2018

Por Rackel Vieira

31 de agosto de 2018


Foto: Jhonney Macena

O final de semana será florido em Aparecida de Goiânia. Mais de 15 mil orquídeas e flores do deserto estão reunidas no Centro de Cultura e Lazer José Barroso na 10ª edição da Exposição de Orquídeas e Flores do Deserto do município. O evento teve início nesta sexta-feira, 31 e segue até o próximo domingo, 02 de setembro com entrada gratuita. O evento é realizado duas vezes no ano pela Secretaria Executiva de Cultura e neste ano conta com parceria da Assistência Social.

Na abertura da exposição, os 600 primeiros participantes que levaram dois quilos de alimentos não perecíveis ganharam uma muda de orquídea. “Pensamos em unir o entretenimento com uma ação beneficente para esta edição. Quase dois mil quilos de alimentos foram arrecadados e serão destinados às famílias carentes do município em ação que realizaremos em breve”, destacou a primeira dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha.

Segundo os organizadores, Maurílio Cowboy e Marling Aparecida, além de ser uma oportunidade de negócios e conhecimento para as pessoas do segmento, visitar a exposição é uma forma de lazer e entretenimento para toda a família. “Nós temos em Aparecida um público muito interessado em orquídeas e todos poderão apreciar desde as plantas mais comuns a algumas mais raras”, comentou Murilo.

De acordo com os especialistas, as plantas podem durar por anos, se seguidas à risca as orientações. “Apesar de resistente, a orquídea exige um sombreamento, não podendo ficar exposta ao sol. A adubação tem que ser semanal e precisa de água três vezes por semana ou sempre que ela secar. Algumas espécies, como a Vanda por exemplo, que precisam de água todos os dias. Cuidando direitinho a planta vive muito tempo”, explicou Marling.

A dona Ermelinda Aparecida de Oliveira Ávila, de 59 anos, participou do evento e ficou encantada com as flores da exposição. “Eu amo isso aqui e sempre perto da chegada da primavera fico na expectativa para esse evento acontecer. Aqui podemos apreciar muitas variedades de flores, sendo uma mais linda que a outra. Sou colecionadora e as plantas são minha paixão. Já tem cinco anos que venho e levo uma orquídea nova pra casa”, comentou.

Participantes

O evento traz expositores de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás. O orquidário Wilian José dos Reis, é paulista e participa das exposições de Aparecida desde a primeira edição. “Eu trabalho com uma média de 130 espécies de orquídeas. Esse evento é um sucesso e a cada edição a gente percebe que o público aumenta e a procura também. Então desta vez eu trouxe cerca de duas mil unidades para expor e comercializar”, disse o expositor.

A exposição de orquídeas de Aparecida é realizada sempre duas vezes ao ano. A primeira em março e a segunda antes da chegada da Primavera, em setembro. Para esta edição, a expectativa dos organizadores é receber pelo menos 15 mil visitantes nos três dias. As plantas serão vendidas a partir de R$ 20 e os visitantes também poderão comprar vasos, substratos, adubos e terão explicações sobre o cultivo das plantas.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)