Moradores do Bairro Independência ganham nova praça

Por Rackel Vieira

26 de outubro de 2023

Foto: Brunno Moreira

Os moradores do Bairro Independência e região ganharam uma praça nova para o lazer e convivência. A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), realizou a entrega oficial do espaço na tarde desta quarta-feira, 25.

Localizada nas ruas Alameda JK, esquina com as ruas Estibinita e 65-A, a Praça Antônio Rodrigues Gomes cobre uma área de implantação de 1,5 mil metros quadrados, com 589,89 metros quadrados de área permeável e um belo gramado de grama esmeralda. Ao todo, foram investidos R$ 290 mil, de recursos próprios do município.

De acordo com o prefeito Vilmar Mariano, o objetivo é alcançar o número de 220 praças entregues até o final de 2024. “Esta praça aqui é, sem dúvida, um marco importante para os moradores que tanto ansiavam por uma transformação nessa área. Continuaremos trabalhando para oferecer mais espaços públicos de qualidade, até o fim deste ano teremos 170 praças entregues e mais 50 serão construídas no ano que vem”, garantiu o prefeito.

O local conta com um playground para diversão das crianças, passeios em concreto usinado e uma academia ao ar livre equipada para incentivar a prática de exercícios físicos. Além disso, a praça oferece áreas de convivência e um pergolado que cria um ambiente acolhedor para os visitantes.

Para garantir o conforto dos frequentadores, a praça disponibiliza bancos feitos de eucalipto tratado, lixeiras metálicas para manter o local limpo e moderna iluminação em LED, que não apenas ilumina, mas também contribui para a segurança do espaço.

“Todas as praças que estão sendo inauguradas nesta gestão possuem o mesmo padrão de modernidade, foram projetadas para proporcionar lazer e convivência para os moradores em grande estilo. Com certeza a administração municipal está cumprindo o compromisso contínuo de proporcionar espaços públicos de alta qualidade para seus cidadãos”, ressaltou o secretário da SDU, Davi Mendanha.

Esta é a segunda das três praças previstas para serem inauguradas durante a programação do 39º Mutirão de Aparecida, realizado na região do Pontal Sul ao longo desta semana. A primeira foi inaugurada ontem (24) no setor Porto das Pedras e a terceira inauguração será a Praça Francisco Bezerra da Silva, no setor Parque das Nações, nesta sexta-feira (27).

“Nós lançamos as obras desta praça há cerca de um mês, na última edição do Mutirão de Aparecida. Agora, na 39ª edição, já estamos inaugurando. É um momento de muita felicidade fazer parte dessa conquista para esses moradores”, disse o secretário de Ação Integrada, Chanter Lane Pereira de Almeida.

Os moradores da região ficaram entusiasmados com o novo espaço de lazer na comunidade. “Eu particularmente amei, acredito que valorizou bastante, eu tenho três filhos que vão aproveitar bastante”, comemorou a vendedora Scarlet Evangelhista. “É essencial, estávamos precisando de um espaço desse. Eu gostei de tudo, achei linda, muito boa para descansar, trazer as crianças, adorei”, disse a moradora da região, Cleonice Silva Nunes.

O vereador Sandro Oliveira (Patriota), morador da região e um dos responsáveis na Câmara pela solicitação da construção da praça no Bairro Independência, comemorou a chegada do equipamento público para a comunidade. “As praças proporcionam aos moradores ambiente de descontração, lazer, boas lembranças, laços entre a vizinha são formados, então é de suma importância para a qualidade de vida dos moradores”, disse o parlamentar.

A solenidade de inauguração da praça do Bairro Independência também contou com a presença de secretários municipais e dos vereadores Fábio Ideal (PP), Isaac Martins (Patriota), Diony Nery (PSDB), Roberto Chaveiro (Podemos), Marcos Miranda (Republicanos), Amendoim (PDT) e Aldivo Araújo (MDB).

Homenagem

A nova praça do Bairro Independência recebeu o nome de um de seus moradores pioneiros, o saudoso Antônio Rodrigues Gomes. Antônio Gomes foi uma figura fundamental na história do bairro e contribuiu significativamente para o crescimento do município. Sua família esteve presente na solenidade e agradeceu a homenagem.

Emocionada, a esposa, Francisca Fernandes da Silva Gomes, agradeceu o reconhecimento. “Meu marido sempre foi muito querido por todos, trabalhador e honesto, dedicou sua vida à família e a essa comunidade. Eu tenho muito orgulho do que ele representa. E receber essa homenagem em nome dele é um privilégio, fico muito feliz.”

O prefeito Vilmar Mariano, durante a cerimônia, expressou sua gratidão a família do homenageado. “Essa homenagem é justa e merecida. O senhor Antônio fez parte da história do Bairro Independência e do nosso município. Sua dedicação e trabalho são exemplos a serem seguidos”, destacou.