Moradores do Setor Vila Oliveira comemoram inauguração de nova praça

Por Rackel Vieira

29 de março de 2023

Foto: Claudivino Antunes

Obra custeada e executada pela Prefeitura teve investimento de mais de R$ 160 mil. Local recebe academia, playground, pista de caminhada e outros benefícios para a população

O fim da tarde desta quarta-feira, 29, foi marcado por comemorações no Setor Vila Oliveira, em Aparecida de Goiânia. O prefeito Vilmar Mariano inaugurou a Praça Paulo Joaquim Barbosa no bairro, um novo espaço de lazer, atividade física e convivência para os moradores.

Essa é a 144ª praça construída em Aparecida e, segundo o prefeito Vilmar Mariano, a meta é levar esse benefício para todos os bairros de Aparecida. “Nossa meta é que, até o fim do ano, nós tenhamos inaugurado até 200 equipamentos públicos para lazer e convivência em nossa cidade. Vamos avaliar as possibilidades, mas queremos investir na construção de, pelo menos, três praças por mês durante a minha gestão”, garantiu o prefeito.

Em menos de 60 dias desde a assinatura da ordem de serviço pelo prefeito Vilmar Mariano, a praça foi entregue a população totalmente equipada. O espaço conta com playground para diversão das crianças, bancos eucaliptos e mesas de concretos para convivência e lazer dos moradores, 1,3 mil metros quadrados (m²) de grama esmeralda foram investidos no paisagismo, instalados pergolados, rampas de acessibilidade, lixeiras para assegurar a limpeza do espaço e iluminação de led.

A praça conta ainda com uma pista de caminhada e Academia da Terceira Idade (ATI) para fomentar a prática de exercícios pelos visitantes. A obra, que teve investimento de R$ 164.852,18 foi custeada com recursos próprios da Prefeitura de Aparecida e executada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano do município (SDU)

“Tudo que foi implantado neste espaço contém as características das onze praças entregues na atual gestão, todas com padrão de qualidade. A praça tem o objetivo melhorar a vida da comunidade, valorizar o bairro, por isso é tão importante. Nossas equipes da SDU capricharam, mas precisamos da colaboração de todos para ajudar a cuidar da área que traz tantos benefícios para a região”, salientou o secretário da SDU, Aldivo Araújo.

Comemorações

A Luciana Rosa Fernandes é moradora da Rua Bismita, no Setor Vila Oliveira, há 12 anos. Ela acompanhou todo o progresso da região e agora, com a entrega da praça, comemora mais uma conquista. “Essa praça vai beneficiar eu e minha famílias em todos os sentidos. O meu filho que está ali brincando, outras crianças também. Enfim, estava precisando muito de uma praça aqui, chegou numa ótima hora”, comemorou a motorista de aplicativo.

A dona Marcley Alves da Silva não vê a hora de começar a rotina de atividades físicas na academia aberta da praça. “Eu vou fazer academia, vou trazer os meninos pra brincar, vou fazer caminhada, nossa, estou muito feliz com a pracinha, principalmente porque amo fazer atividades físicas e quando eu vi que construíram aqui fiquei muito alegre mesmo”, disse a moradora.

O vereador que mora no Setor Vila Oliveira, Sandro Oliveira, também comemorou a construção de uma praça completa na região. “É muito importante para mim participar desse momento, tanto como morador, quanto vereador desse bairro. Busco benefícios para toda a cidade, mas essa região é especial demais para mim. Cada progresso do Setor Vila Oliveira me deixa muito feliz”, comemorou o parlamentar.

Homenagem

A praça recebe o nome de Paulo Joaquim Barbosa que, em vida, se dedicou em prol da comunidade e desenvolvimento do Setor Vila Oliveira e da cidade. A família do homenageado esteve presente na solenidade de inauguração e agradeceu o gesto.

“É muito emocionante esse momento. Meu irmão é morador antigo da região, era comerciante em Aparecida, realizava manifestações para cobrar pavimentação asfáltica do poder público quando ainda aqui não tinha, e todo fim de ano comprava cestas básicas para ajudar quem precisava. Eu e toda minha família estamos aqui para prestigiá-lo e agradecer ao prefeito Vilmar e ao vereador Sandro por essa homenagem”, agradeceu João Batista Barbosa.