Com entrada livre, evento ocorre nesta terça (30), até as 17h, na Sala Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela; público pode conferir maquetes, cartazes e textos produzidos pelos estudantes
Segue aberta até as 17h desta terça-feira (30), na Sala Multiuso (1º andar) da Cidade Administrativa Maguito Vilela, no setor Residencial Solar Central Park, uma exposição gratuita sobre a luta antirracista nas escolas. A mostra é realizada pela Prefeitura de Aparecida, através da Coordenadoria de Igualdade Racial, ligada à Secretaria de Articulação Política.
A exposição reúne maquetes, quadros e textos produzidos por alunos de quatro instituições de ensino da rede pública de educação de Aparecida. São as Escolas Municipais Deraldo Lisboa dos Santos, Roque Inocêncio Mendes e Serra das Areias e o EMEI Darcy Ribeiro.
Os trabalhos foram inspirados em conteúdos ministrados anteriormente em palestras proferidas pela professora Maria Luiza Fernandes, da Coordenadoria de Igualdade Racial, e professores da Universidade Federal de Goiás.
“A gente só vai banir o racismo ensinando primeiro as crianças, porque a educação é a base de tudo”, disse Maria Luiza na abertura da mostra. Ela explicou que, a produzir esses trabalhos, a rede pública de educação de Aparecida cumpre a Lei 10.639/2003, que estipula novas diretrizes curriculares para o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana.
O prefeito Vilmar Mariano recebeu hoje em seu gabinete parte dos alunos que produziram as maquetes, quadros e textos colocados em exposição. “A vida é um sonho e vocês precisam sonhar porque serão o nosso futuro. Sendo estudiosos, obedecendo os pais e tendo foco, fé e determinação, vocês realizarão os seus sonhos”, recomendou Vilmar.
Aluno do 5º ano na Escola Deraldo Lisboa dos Santos, William Correia não conteve a felicidade ao ver seu trabalho exposto ao público. “Eu fico muito feliz, está tudo bem bonito”, resumiu a criança.
William e os demais alunos que visitaram o gabinete do prefeito e a exposição na Sala Multiuso ouviram atentamente a fala também do secretário de Articulação Política, Marlúcio Pereira. “A gente vai ser o que quiser ser, independente da cor”, enfatizou o gestor.
A campanha antirracista nas escolas faz parte das ações relacionadas à Lei 10.639. Após as exposições serão iniciados os trabalhos de introdução à literatura negra nas escolas de Aparecida, para fomentar ainda mais os ensinamentos multiculturais brasileiros.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)