Mulheres em situação de vulnerabilidade social iniciam cursos profissionalizantes em Aparecida

Por Rackel Vieira

7 de junho de 2022

Por Rackel Vieira

7 de junho de 2022

Foto: Claudivino Antunes

Os cursos são ministrados no recém-inaugurado Centro de Geração Emprego e Renda, no Parque Santa Cecília; cerca de 150 mulheres referenciadas nos CRAS do município se inscreveram para os cursos ofertados

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Assistência Social, deu início nesta terça-feira, 07, aos cursos de qualificação profissional no Centro de Geração Emprego e Renda, no Parque Santa Cecília. O espaço, inaugurado em março deste ano, oferece formação em informática, design de sobrancelha, costura, tear, barbeiro e cabelereiro.

“Os cursos, totalmente gratuitos do Centro de Geração de Emprego e Renda, darão mais oportunidade para que as pessoas se qualifiquem e alcancem uma colocação no mercado de trabalho. Estamos incentivando, sobretudo, as mulheres a conquistar independência financeira”, aponta a secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha.

As oportunidades são para o público em geral e jovens que buscam colocação no mercado de trabalho, porém, neste primeiro momento, terão preferência mulheres que sofrem algum tipo de violência doméstica ou que são inscritas nos Centros de Referências e Assistência Social (CRAS) da cidade. Cerca de 150 vagas, distribuídas nos seis cursos ofertados, foram preenchidas.

De acordo com a secretária executiva da Mulher, Eldeni de Souza, os cursos serão ministrados duas ou três vezes por semana com duração de horas, semanas e até dois meses, dependendo do curso escolhido. “As inscrições foram abertas dia 11 de abril e em pouco tempo foram esgotadas. Então assim que as turmas forem formando, novas vagas serão abertas. Além disso, nosso objetivo é ampliar as vagas para atender também o público geral inscritos no CadÚnico”, salientou.

Curso de Design de Sobrancelhas

O curso de Design de Sobrancelhas, foi realizado com 14 mulheres durante esta terça-feira (07). Além do certificado de 09 horas de curso, elas receberam gratuitamente da professora, o material de estudo, contendo apostila, lápis, caneta, borracha, apontador, régua, pinça, suporte para henna, pincel e balão para simular um rosto.

“As meninas aprenderam a marcação com visagismo, depilação com a pinça e egípcia com a linha, aplicação da henna, além de técnicas para captar e fidelizar clientes. Com essa formação elas poderão trabalhar para elas mesmas, serão empreendedoras, tenda a própria renda. Uma profissional designer de sobrancelha arrecada em torno de R$ 2 mil a R$ 3 mil, dependendo do foco e determinação”, explicou a professora, máster trainer em micropigmentação e extensão de cílios, Rayanne Yorranna.

A moradora do Jardim Bonanza, Iara Fernanda Ferreira Pontes, 20, é uma das alunas no curso de Design de Sobrancelhas. Ela saiu do Estado do Maranhão, há quase um ano, para morar em Aparecida de Goiânia, em busca de uma vida melhor. Recentemente procurou o Centro de Geração Emprego e Renda, no Parque Santa Cecíliao, para atualizar o CadÚnico e soube do curso.

“Foi quando eu soube dessa oportunidade e aproveitei, ainda mais porque estou desempregada e preciso levantar alguma renda. Estou muito animada, é o começo da minha carreira, estou aprendendo muito e daqui vou poder construir a minha própria história. Um curso desse nível se fosse para pagar custa muito caro e eu não teria condições. Agora, com tudo gratuito ajuda bastante”, contou.

Quem também se profissionalizou na área de design de sobrancelhas foi a Maria José Paixão, 37. Ela que é uma das referenciadas do CRAS da Cidade Vera Cruz, comemorou a mais nova conquista. “Eu sou cabelereira então é mais uma técnica aprendida. Como tenho filhos pequenos, eu não posso trabalhar fora e eu preciso cuidar da minha família. Então, essa qualificação chegou em um bom momento”, comemorou a moradora do Veiga Jardim II.

Centro de Geração Emprego e Renda

O Centro de Geração de Emprego e Renda, que está localizado na Rua 12, Quadra, APM 16, no Parque Santa Cecília, em Aparecida de Goiânia, Emprego e Renda, além de oferecer formação profissional, alunos são acompanhados por atendentes dos CRAS, que trabalham para que o cidadão tenha acessos aos direitos estabelecidos pela Constituição e ainda pela integração de modo geral junto à sociedade.

Também serão realizadas palestras educativas no local. Nesta quarta-feira, 07, das 14h às 16h, por exemplo, haverá um seminário aberta ao público sobre as políticas públicas voltadas às mulheres, que são implantadas no município, além de informações sobre o programa Auxílio Brasil e os cursos profissionalizantes oferecidos às mulheres.  No dia 13 de junho a palestra será sobre empreendedorismo feminino.