Mulheres podem solicitar mamografia em 42 UBS’s de Aparecida nesta semana

Por Camila Godoy

22 de outubro de 2022

Foto: Claudivino Antunes

Iniciativa faz parte do Outubro Rosa para rastreamento do câncer de mama. Atendimento disponível nos postos inclui avaliação e, se necessário, encaminhamento para realização do exame. Não é necessário agendar

A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) vai disponibilizar durante toda a semana, de 24 a 27 de outubro, encaminhamentos para mamografia nas 42 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) da cidade. Qualquer mulher com residência em Aparecida de Goiânia, independente de receber acompanhamento na rede pública, pode procurar diretamente um dos postos de saúde, das 7 às 17h, para avaliação. Se necessário, a paciente já vai sair da unidade com a mamografia agendada.

Interessadas podem escolher a UBS mais próxima, mesmo que não seja paciente do local. A avaliação para encaminhamento de mamografia não será feita por hora marcada. Basta chegar no posto de saúde com os documentos pessoais em mãos: RG, CPF, comprovante de endereço e cartão SUS.

“Aparecida sempre participou ativamente do Outubro Rosa, campanha mundial de prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Neste ano, conversei pessoalmente com a equipe da Secretaria de Saúde para que pudéssemos pensar em uma ação que facilitasse o acesso à mamografia. Nossa equipe se organizou e na próxima semana todas as UBSs funcionarão porta aberta para solicitação do exame. Aproveitem e busquem atendimento”, conclama o prefeito Vilmar Mariano.

Exame que salva

O secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, destaca a importância da iniciativa: “A mamografia é uma espécie de raio-x das mamas. Um exame muito simples que permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno. E, como já se sabe, se detectado em estágio inicial, as chances de cura ficam acima de 90%. Por isso, é importante que as mulheres, principalmente a partir dos 40 anos, procurem avaliação médica, para se necessário, realizar o exame”.

O superintendente de Atenção à Saúde de Aparecida, Gustavo Assunção, explica que as equipes de saúde seguem orientações do Ministério da Saúde sobre indicação de mamografia, “contudo, qualquer mulher pode procurar uma de nossas UBS´s para avaliação. Lá, os profissionais vão fazer as orientações necessárias”, afirma.