O bairro Independência Mansões e região está sendo contemplado, durante essa semana, com mais uma edição do Mutirão do Cadastro Único. A ação que teve início na última terça-feira, 12, tem como objetivo alcançar as pessoas em situação de vulnerabilidade social e garantir a elas os benefícios dos programas sociais do Governo Federal e da Prefeitura. As famílias que possuem baixa renda, as que já estão cadastradas em algum programa e há dois anos e não atualizaram seus dados, devem procurar atendimento no Mutirão, que esta sendo realizado na biblioteca do Emei Professora Wilsonina de Fátima Silva Batista, até esta sexta-feira, 15, das 9h e às 16h.
O secretário de Assistência Social, José Nélis, explica que essa edição foi realizada estrategicamente em parceria com a Enel Distribuição que mobilizou todas as pessoas carentes da região para fazer troca de geladeiras. “Foi uma ótima oportunidade que encontramos para identificar e caracterizar pessoas e famílias em estado de vulnerabilidade social devido à baixa renda exigida para ter direito à troca de geladeiras. Nós queremos aproveitar todos os eventos possíveis como os institucionais da Prefeitura, corporativos, de outras entidades sociais e religiosas, alcançando o máximo de pessoas possíveis”, explicou.
De acordo com a coordenadora do Cadastro Único, Yohana Oliveira, até o momento, apenas 200 pessoas procuraram atendimento nesta edição e o município possui um déficit de quase 5 mil pessoas para atualizar os dados e serem incluídas. “Muita gente esta correndo o risco de ter seu benefício suspenso, como bolsa família, o Benefício da Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia, ID Jovem, Carteira do idoso, entre outros. Além do mutirão que se encerra amanhã (15), os interessados podem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua casa e regularizar sua situação”, destacou.
A dona Nelcina Coimbra Dias, 74, tem um filho com deficiência mental que depende do benefício BPC para ser sustentá-lo. “Eu não posso trabalhar mais, e meu filho não consegue sobreviver sozinho, dependemos dessa renda para viver. Como não assisto televisão, não tenho acesso a internet e não fico por dentro das notícias, eu quase perdi meu benefício. Ainda bem que o mutirão veio aqui, do lado da minha casa, foi assim que eu descobri que tinha que atualizar meus dados no Cadúnico todo ano”, disse a moradora que também aproveitou para se inscrever para o Programa Bolsa Família e Carteira do Idoso.
Para se inscrever ou atualizar o Cadúnico é necessário a apresentação de todos os documentos pessoais de quem reside no mesmo domicílio. Maiores de 18 anos: RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, comprovante de renda e de endereço. Menores de 18 anos: certidão de nascimento, CPF e declaração escolar.
Cidadania – Durante os dias de cadastramento, moradores do setor serão beneficiados com o projeto “Enel Compartilha Eficiência” desenvolvido pela Enel Distribuição. Na ocasião, a empresa fará a troca de duas lâmpadas fluorescentes por duas novas de LED para cada unidade consumidora cadastrada e a troca de geladeiras antigas por outras novas.
Para participar do projeto, o morador deverá levar a última fatura de energia, CPF e RG, no Emei Professora Wilsonina de Fátima Silva Batista. O sorteio dos eletrodomésticos será realizado na sexta-feira (15) às 18h30. Os interessados devem estar presentes no momento com talão de energia em mãos. A entrega das geladeiras ocorre no sábado (16) das 8h às 10h da manhã.
Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)