Mutirão do Cadastro Único do Independência Mansões se encerra nesta sexta-feira, 15

Por Rackel Vieira

14 de fevereiro de 2019

Por Rackel Vieira

14 de fevereiro de 2019


Foto: Ênio Medeiros

O bairro Independência Mansões e região está sendo contemplado, durante essa semana, com mais uma edição do Mutirão do Cadastro Único. A ação que teve início na última terça-feira, 12, tem como objetivo alcançar as pessoas em situação de vulnerabilidade social e garantir a elas os benefícios dos programas sociais do Governo Federal e da Prefeitura. As famílias que possuem baixa renda, as que já estão cadastradas em algum programa e há dois anos e não atualizaram seus dados, devem procurar atendimento no Mutirão, que esta sendo realizado na biblioteca do Emei Professora Wilsonina de Fátima Silva Batista, até esta sexta-feira, 15, das 9h e às 16h.

O secretário de Assistência Social, José Nélis, explica que essa edição foi realizada estrategicamente em parceria com a Enel Distribuição que mobilizou todas as pessoas carentes da região para fazer troca de geladeiras. “Foi uma ótima oportunidade que encontramos para identificar e caracterizar pessoas e famílias em estado de vulnerabilidade social devido à baixa renda exigida para ter direito à troca de geladeiras. Nós queremos aproveitar todos os eventos possíveis como os institucionais da Prefeitura, corporativos, de outras entidades sociais e religiosas, alcançando o máximo de pessoas possíveis”, explicou.

De acordo com a coordenadora do Cadastro Único, Yohana Oliveira, até o momento, apenas 200 pessoas procuraram atendimento nesta edição e o município possui um déficit de quase 5 mil pessoas para atualizar os dados e serem incluídas. “Muita gente esta correndo o risco de ter seu benefício suspenso, como bolsa família, o Benefício da Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia, ID Jovem, Carteira do idoso, entre outros. Além do mutirão que se encerra amanhã (15), os interessados podem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua casa e regularizar sua situação”, destacou.

A dona Nelcina Coimbra Dias, 74, tem um filho com deficiência mental que depende do benefício BPC para ser sustentá-lo. “Eu não posso trabalhar mais, e meu filho não consegue sobreviver sozinho, dependemos dessa renda para viver. Como não assisto televisão, não tenho acesso a internet e não fico por dentro das notícias, eu quase perdi meu benefício. Ainda bem que o mutirão veio aqui, do lado da minha casa, foi assim que eu descobri que tinha que atualizar meus dados no Cadúnico todo ano”, disse a moradora que também aproveitou para se inscrever para o Programa Bolsa Família e Carteira do Idoso.

Para se inscrever ou atualizar o Cadúnico é necessário a apresentação de todos os documentos pessoais de quem reside no mesmo domicílio. Maiores de 18 anos: RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, comprovante de renda e de endereço. Menores de 18 anos: certidão de nascimento, CPF e declaração escolar.

Cidadania – Durante os dias de cadastramento, moradores do setor serão beneficiados com o projeto “Enel Compartilha Eficiência” desenvolvido pela Enel Distribuição. Na ocasião, a empresa fará a troca de duas lâmpadas fluorescentes por duas novas de LED para cada unidade consumidora cadastrada e a troca de geladeiras antigas por outras novas.

Para participar do projeto, o morador deverá levar a  última fatura de energia, CPF e RG, no Emei Professora Wilsonina de Fátima Silva Batista. O sorteio dos eletrodomésticos será realizado na sexta-feira (15) às 18h30. Os interessados devem estar presentes no momento com talão de energia em mãos. A entrega das geladeiras ocorre no sábado (16) das 8h às 10h da manhã.

 

 

 

 

 

 

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)