Mutirão no Expansul beneficia 50 mil moradores da região leste de Aparecida

Por Thiago Oliveira

26 de agosto de 2023

Foto: Claudivino Antunes

Frente de serviços nesta sexta e sábado contabilizou mais de 12 mil atendimentos diretos a moradores de 14 bairros da região

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia finalizou na tarde deste sábado, 26, mais uma edição do Mutirão de Aparecida, frente de serviços que atendeu o setor Expansul e outros 13 bairros da região leste. Nesses dois dias foram registrados mais de 12 mil atendimentos, em mais de 130 tipos de serviços ofertados à população na Escola Municipal Camila Scaliz Figueiredo. A ação inédita foi castração gratuita de 80 animais domésticos.

Durante o Mutirão foram realizados exames oftalmológicos, odontológicos e ultrassonografia, disponibilizados por meio de senha, além de testes rápidos, aferição de pressão arterial, etc. A Prefeitura ofereceu emissão de documentos, como RG, Passaporte do Idoso e Cartão PNE, inscrição e atualização do CadUnico, distribuição de mudas, encaminhamento para o mercado de trabalho, atendimento jurídico, atividades culturais e muito mais.

Desde a última segunda-feira, as equipes das Secretarias de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Mobilidade atuaram também na limpeza de lotes baldios e canteiros, poda de árvores, limpeza de ruas e bueiros, sinalização de trânsito, e outras ações que levam qualidade de vida e segurança a mais de 50 mil moradores.

Emissão da carteira de Identidade (Foto: Claudivino Antunes)

Maria Francisca que mora no Expansul há 22 anos aproveitou o Mutirão para fazer exame de vista. “Além de ver a diferença nas ruas com faixas pintadas e agora bem iluminadas, a gente pode aproveitar para fazer o exame de vista perto de casa. Só tenho a agradecer por esse Mutirão aqui no setor”, comentou.

“Mutirão é motivo de alegria e que a cada edição cresce mais. Ver tantos atendimentos aqui hoje de corte de cabelo, odontologia, castração de animais nos dá um sentimento de dever cumprido. Só agradecer aos moradores e as lideranças que tornaram essa festa bonita de vários atendimentos aqui na região do Expansul”, comentou o Prefeito Vilmar Mariano.

Prefeito Vilmar Mariano estabelece diálogo com moradores (Foto: Claudivino Antunes)

O vereador Roberto Chaveiro, morador da região leste, pontuou a organização e a importância da frente de serviços para a região. “O Mutirão foi um sucesso e a gente só tem a agradecer. Nossas demandas eram muitas e nesta semana conseguimos sanar muitos problemas pelos quais a região passava. Mais importante ainda é ver a população ativa, participando do mutirão e recebendo atendimentos essenciais”, destacou.

Castramóvel aprovado pela população

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma) em parceria com a Caravana AuMóvel levou para a região o Castramóvel, que fornece a castração de pets gratuitamente.

O processo foi realizado por meio de inscrição prévia na Escola, atendendo aos requisitos básicos para participar do programa. Após isso foram distribuídas senhas para agilizar e organizar os atendimentos para o procedimento cirúrgico.

Castração de pets foi um dos serviços ofertados (Foto: Claudivino Antunes)

A moradora Ilda Maria aprovou a castração de animais domésticos ofertados pela Prefeitura. “Minha cadela tem um problema que impossibilita ela de ter filhotes de forma saudável e essa cirurgia vai melhorar a vida dela. O melhor de tudo é que um procedimento tão caro sai de graça para a gente”, ressaltou.

Para o secretário de Ação Integrada, Chanter Lane, o Mutirão deste final de semana foi positivo. “A região leste ganhou com tantos serviços prestados nesta semana. O prefeito pode visitar moradores, comerciantes, e a gente pode afirmar que a população foi bem assistida”.

Região

Nesta edição foram atendidos os bairros Expansul, Rosa dos Ventos, Jardim Miramar, Parque Itamaraty, Nova Olinda, Parque Montreal, Alvorada Leste, Alvorada Sul, Conjunto Ana Rosa, Jardim Eldorado, Vila Adélia, Jardim Palmares, Internacional Park e Loteamento Real Grandeza que foram beneficiados também com serviços de manutenção em ruas, avenidas e praças públicas.

Presenças

Participaram do Mutirão os vereadores Roberto Chaveiro, Sandro Oliveira, Aldivo Araújo, Isaac Martins, Diony Nery e Marcos Miranda. Também participaram o deputado estadual Veter Martins, secretários municipais e lideranças da região.