Mutirão no Tiradentes comemora 34 anos do bairro com mais de 100 serviços

Por Allan David

15 de abril de 2024

Por Allan David

15 de abril de 2024


Foto: Rodrigo Estrela

Extensa programação da Prefeitura de Aparecida leva benfeitorias nesta semana ao bairro e à região e atendimentos diretos aos moradores na sexta e sábado

Começou nesta segunda (15) o 43º Mutirão de Aparecida, que beneficia desta vez os moradores do Jardim Tiradentes e outros bairros da região, como Jardim Boa Esperança, Parque Ibirapuera e Jardim das Cascatas. Nesta edição, a força-tarefa comemora o aniversário de 34 anos do Tiradentes, a ser completado em 21 de abril.

Servidores e máquinas da Prefeitura de Aparecida já estão nas ruas intensificando serviços como roçagem de lotes baldios, poda de árvores, substituição de lâmpadas de iluminação, pintura de meio fio e recolhimento de lixo e entulho, entre outros.

A região é contemplada também com operação tapa-buraco, limpeza de bocas de lobo, recapeamento e revitalização da sinalização de trânsito horizontal e vertical. E mais: na prevenção ao mosquito da dengue, equipes da Vigilância Epidemiológica vistoriam casas e comércios e recolhem pneus velhos nas ruas.

“Nós estamos aqui para trabalhar para o povo. Sairemos daqui com o sentimento de dever cumprido, com fé de que realizamos um grande mutirão”, garantiu o prefeito Vilmar Mariano ao lado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, e do deputado estadual Veter Martins (PRD).

Veter exaltou o modelo de mutirão realizado pela Prefeitura de Aparecida e sinalizou que é um programa referencial para outros municípios goianos. “O que o poder público tem de fazer é exatamente isso: facilitar o acesso do cidadão aos serviços que ele precisa. E aqui, no Tiradentes, é um momento mais do que oportuno para privilegiar os moradores nesse aniversário de 34 anos do bairro”, comentou o parlamentar.

Vilmar lançou hoje o mutirão num ato na Avenida 21 de abril, no Jardim Tiradentes. Ele estava acompanhado dos vereadores Fábio Ideal (MDB) – vice-presidente da Câmara Municipal de Aparecida; Amendoim (União Brasil); Aldivo Araújo (União Brasil); Diony Nery (MDB); Domingos Rodrigues (PL); Erivelton Contador (União Brasil); Isaac Martins (União Brasil); e Sandro Oliveira (MDB).

Prefeito Vilmar Mariano exaltou a importância do Jardim Tiradentes na história de Aparecida: “Merece, claro, a presença efetiva do poder público” – Foto: Rodrigo Estrela

Representando a Câmara Municipal, o vereador Fábio Ideal ressaltou a parceria do Legislativo com o Poder Executivo municipal para entregar à comunidade uma força-tarefa dessa magnitude. Ele complementou: “São mais de 100 serviços que, evidentemente, têm um impacto muito grande na vida e na rotina dos moradores que irão usufruir dessas facilidades”.

O vereador Erivelton Contador contextualizou os benefícios mais recentes entregues no bairro pela Prefeitura de Aparecida, como o recapeamento do setor. “Ou seja: são muitos motivos pra gente comemorar nesse 21 de abril. O mutirão vem pra ficar e mudar a história do Jardim Tiradentes.”

Outro vereador a avalizar os serviços prestados no Mutirão de Aparecida foi Diony Nery. “Quando a Prefeitura vem e faz um recapeamento, uma reforma de escola, uma troca de lâmpada do poste, isso faz uma diferença enorme na vida do cidadão”, citou Diony.

Também acompanharam o prefeito no evento líderes comunitários e secretários da administração municipal. O titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Davi Mendanha, explicou: “Viemos para o mutirão com quatro grandes equipes de roçagem, que começam pelo Jardim Tiradentes. Nosso efetivo tem ainda 25 tratores, 5 retroescavadeiras e 3 pás carregadeiras”, acrescentou o gestor.

Secretário de Ação Integrada (pasta que coordena o mutirão), Claudivino Vieira disse que “será um trabalho executado em alto nível, à altura da gestão municipal”.

A dona de casa Marlene Gomes, do Residencial Anhambi, acompanhou hoje o início da roçagem de lotes baldios no bairro. Ela aprovou o serviço: “Está ficando muito bom, mas os moradores também têm que conscientizar e parar de jogar lixo aqui”.

Servidores da SDU iniciaram o dia roçando a grama em praças e canteiros centrais de avenidas na região do Tiradentes – Foto: Rodrigo Estrela

Atendimentos diretos

Como ocorre em todas as edições, o Mutirão de Aparecida prestará atendimentos diretos aos moradores neste final de semana. Será na sexta, das 8h às 15h, e no sábado, das 8h às 13h, na Escola Municipal Valdir Gonçalves de Aguiais (Rua 39, Quadra D, Apm 08, s/n, Jardim Tiradentes). Estarão à disposição dos moradores mais de 100 serviços, todos gratuitos e de fácil acesso.

Alguns dos serviços mais procurados no Mutirão de Aparecida são emissão da carteira de identidade, consultas com dentista e oftalmologista, exames oftalmológicos, ultrassom e inscrição e atualização cadastral no CadÚnico (que dá acesso a benefícios do Governo Federal). E ainda orientação jurídica, vacina contra várias doenças, recreação para as crianças e doação de mudas de plantas.

Castração de pets

Outro serviço bastante concorrido nos mutirões é a castração de cachorros. As inscrições para a castração serão realizadas nesta terça (16), das 14h às 17h, na Escola Municipal Valdir Gonçalves de Aguiais. Informações importantes:

Só pode ser castrado:

  • Cachorro sem raça definida;
  • Idade entre 5 meses e 5 anos;
  • Não pode estar fazendo tratamento de saúde ou ter sido vacinado há menos de 15 dias;
  • Não pode estar doente.

‌Documentos necessários:

  • Cópia do RG e CPF;
  • Comprovante de endereço atualizado;
  • Registro no CadÚnico.

Agenda do 43º Mutirão de Aparecida

  • Segunda (15) a sábado (20) – serviços de manutenção nos bairros;
  • Terça (16), 14h – inscrições para a castração de pets;
  • Sexta (19) e sábado (20), 8h – atendimentos diretos à população;
  • – Domingo (21), 15h – Festa de aniversário do Jardim Tiradentes (Sorteio de brindes, bingo de uma moto e show com Guilherme Silva, Noobreak e CL A Posse – Local: Campo de futebol | Praça Esportiva Joaquim Ricardo Teixeira)

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)