Na Semana Nacional do Trânsito, SMTA realiza blitz educativa na Avenida Rio Verde

Por Thiago Oliveira

19 de setembro de 2023

Por Thiago Oliveira

19 de setembro de 2023

Foto: Michel Abdallah

Agentes entregaram panfletos que promovem a discussão sobre a importância de um trânsito seguro, evidenciando as boas práticas na condução de veículos e o respeito com pedestres

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA), realizou na manhã desta terça-feira,19, uma blitz educativa para conscientizar motoristas sobre a importância da educação no trânsito. A ação foi realizada na Avenida Rio Verde e integra os trabalhos do município para a Semana Nacional do Trânsito, que se estende até a próxima segunda-feira, 25.

A segunda maior cidade do estado conta atualmente com uma frota de mais de 340 mil veículos. Esse número evidencia a necessidade de se atentar a boa condução dos motoristas e o cuidado com os meios de transportes mais frágeis como motos e bicicletas.

Durante a operação, o secretário de Mobilidade e Trânsito, Avelino Marinho, os agentes e os educadores da Secretaria abordaram condutores e pedestres que circulavam pela Avenida Rio Verde, distribuindo material informativo e promovendo diálogos sobre a importância de respeitar as leis de trânsito.

Titular da pasta de Mobilidade, Marinho destacou a relevância da ação educativa. “Nossa intenção é sensibilizar a população para que todos sejam mais responsáveis no trânsito. Por isso escolhemos uma via movimentada como essa, para que a mensagem ecoe e nós possamos ter um trânsito mais seguro em Aparecida”, destacou.

Durante a blitz, foram abordados temas como o uso do cinto de segurança, o respeito às faixas de pedestres, o não uso do celular ao volante, a importância da manutenção veicular e a redução da velocidade em locais com alta concentração de pedestres.

O motociclista Joelson de Almeida aprovou a iniciativa da Prefeitura. Segundo ele, o trânsito anda cada dia mais perigoso. “Só hoje, em um intervalo de meia hora já fui fechado duas vezes. As pessoas esquecem de usar seta e quase sempre somos nós motociclistas que nos damos mal”, pontua.

Para o motorista de aplicativo Emivaldo Alves o principal problema é a desatenção. “A gente vê muita gente com celular na mão, andando em fila dupla às vezes com uma velocidade muito baixa. Isso atrapalha muito o trânsito e aumenta ainda mais a chance de acidentes”, avalia o motorista.

A SMTA prepara outras ações semelhantes à blitz para conscientizar ainda mais os motoristas sobre a importância da condução segura. “Precisamos entender que um trânsito seguro é responsabilidade de todos e cada um precisa contribuir para a redução dos índices de acidentes no município”, frisou Avelino Marinho.

Confira a programação:

Quarta-Feira (20/09)