Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
E-mail: prefeitura@aparecida.go.gov.br
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 – 13h as 17h30
Realizado pela Prefeitura, Concerto Literário emocionou centenas de espectadores em sua 2ª edição, realizada nesta segunda (03) no Anfiteatro Municipal
Foto: Jhonney MacenaRepertório musical eclético, poemas, poesias e aquele frio na barriga de quem lia pela primeira vez em público alguns trechos do livro que acabara de escrever. Foi esse o cenário do 2º Concerto Literário, realizado pela Prefeitura de Aparecida na nesta segunda (03), no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro, através das secretarias de Cultura e de Educação. O evento movimentou centenas de espectadores numa noite que evocou a arte, as emoções e a harmonia entre música e literatura.
O concerto teve como apresentação âncora uma exibição impecável da Banda Sinfônica de Aparecida de Goiânia (Basag). Regida pelo maestro Francinaldo Rodrigues, a banda interpretou clássicos da música erudita, fazendo releituras também de sucessos da MPB e de trilhas sonoras de filmes que marcaram época.

O prefeito Leandro Vilela foi representado no evento pelo vice-prefeito João Campos, que ressaltou o compromisso da gestão municipal com a ampliação do acesso à cultura, à educação e às manifestações artísticas locais. “A arte, em todas as suas expressões, é um patrimônio da humanidade, um canal pelo qual se comunica as emoções que o ser humano guarda no fundo do coração. E não é diferente aqui, com os nossos artistas, que merecem, sim, o apoio do poder público”, disse João Campos ao lado do vereador Tales de Castro.
Maestro Francinaldo Rodrigues, por sua vez, observou o movimento do público nestas duas edições do Concerto Literário. “Eu tenho observado que nós estamos em um processo de formação de plateia. A cada apresentação, a gente já vê aquelas pessoas que já estão indo aos concertos, que seguem a banda. Ou seja, nós estamos formando essa plateia tanto para a música como para a literatura; tudo isso enriquece a nossa cidade culturalmente”, argumentou Francinaldo.

Ele ressaltou que o concerto teve entrada gratuita e convidou o público a mergulhar numa experiência sensorial com música e leitura de contos e poesias. A proposta dos organizadores foi entrelaçar melodias com histórias e palavras, criando um espetáculo que valorizasse a produção cultural e artística da cidade. Para isso, a programação reuniu escritores e artistas locais, trazendo para o palco talentos cujas produções enobrecem a cultura regional.
Maestro Francinaldo salientou: “Houve também essa difusão da música instrumental e também vocal, vez que o coral participou. E essa união, claro, entre literatura e música, possibilitou aos escritores apresentar as suas obras, expor, autografar e vender, divulgando ainda a Academia Aparecidense de Letras”.
A Secretaria de Cultura enfatiza que o Concerto Literário se consolidou no calendário cultural de Aparecida.