Nomes de grandes devedores da Prefeitura de Aparecida serão levados a protesto em cartório

Foto: Carlos Alexandre - Secom

Município realiza Semana da Conciliação até dia 28 e oferece desconto de até 90% para contribuintes quitar dívidas

Aparecida de Goiânia, 24 de novembro de 2014 – A Prefeitura de Aparecida de Goiânia começa em dezembro a protestar em cartório o nome de contribuintes que possuem débitos com o município acima de R$ 10 mil (dez mil reais). Para evitar que isso ocorra os contribuintes em atraso com o município têm a oportunidade de aproveitar a Semana da Conciliação, que segue até a próxima sexta-feira, 28, para regularizar a situação fiscal.

Em Aparecida, a Semana Nacional da Conciliação realizada pelo Tribunal de Justiça em parceria com a Prefeitura iniciou mais cedo no dia 17 de novembro e vai até o fim desta semana. As negociações possibilitam desconto de até 90% em juros e multas de mora para pagamento à vista. Quem optar por parcelar também recebe descontos. 60% para pagamentos em até 6 vezes ou 50% de desconto para parcelamentos entre 7 e 12 vezes. A negociação vale para a quitação de tributos fiscais como IPTU, ITU, ISS, ITBI e multas formais.

O atendimento para os contribuintes que já tiveram os débitos ajuizados na divida ativa estão sendo realizados, das 8 às 18 horas, no térreo do Fórum de Aparecida da região central. Débitos até 2010 já foram para a dívida ativa. Os contribuintes que possuem débitos a partir de 2011 podem realizar as negociações no SAC (Centro, Garavelo e Nova Cidade), Vapt Vupt (Buriti ou Araguaia Shopping) ou nas Lojas de Atendimento (Vila Brasília, Santa Luzia e Cidade Livre).

Com o termo de cooperação estabelecido entre a Prefeitura de Aparecida, o Tribunal de Justiça e o Cartório de Protestos, a Secretaria da Fazenda do município espera acelerar o recebimento das dividas e captar mais recursos para continuar investindo principalmente em infraestrutura, saúde e educação.

“A Semana da Conciliação é uma excelente oportunidade para que o contribuinte em débito regulariza a sua situação perante ao município e evite o protesto em cartório”, explica a superintendente de Receitas Tributárias, Ana Paula Rocha. O protesto em cartório faz com que o inadimplente tenha problemas na aquisição de crédito junto às instituições financeiras.

De acordo com o procurador-geral do Município, Tarcísio Francisco dos Santos, o objetivo é superar a última Semana da Conciliação realizada em 2013 quando o município conseguiu recuperar R$ 20 milhões. “O objetivo desta Semana Nacional de Conciliação é que consigamos arrecadar mais de R$30 milhões aos cofres públicos entre ações processuais e não processuais”, afirma o procurador-geral. Ao todo 25 funcionários da prefeitura e do Fórum estão mobilizados para a ação.

CONCILIAÇÃO – A Semana Nacional de Conciliação é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo é reduzir o grande estoque de processos na justiça brasileira. Além de conflitos com gestões, pode ser utilizada em casos como pensão alimentícia, divórcio, desapropriação, inventário, partilha, guarda de menores, acidentes de trânsito, dívidas em bancos e financeiras, problemas de condomínio, entre outros.​