Notificações de dengue em Aparecida caíram 82% em relação a 2013

9 de maio de 2017

Foto: Valdir Antunes - Secom

Aparecida de Goiânia, 14 de janeiro de 2014 – O número de casos de dengue registrados até agora em Aparecida de Goiânia reduziu pouco mais de 82% em comparação ao mesmo período de 2013. Nas duas primeiras semanas deste mês de janeiro, foram notificados 198 casos contra 1.109 registrados no mesmo período do ano passado. A informação foi divulgada pelo coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental do município, Iron Pereira, durante reunião do Comitê Municipal de Mobilização Contra a Dengue de Aparecida de Goiânia realizada nesta terça-feira, 14, na sede da coordenadoria, e são resultantes do último Levantamento de Índices Rápidos (LIRA).

“O índice de infestação destes primeiros dias do ano também passou dos 2,6% registrados em 2013 para 1,4% neste ano. Uma redução de mais de 50%. O objetivo do comitê agora é intensificar as ações de orientação e combate para reduzir ainda mais esses números”, explicou Iron, lembrando que o índice ainda está acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. “A população precisa entender que o combate à dengue não é uma responsabilidade só do poder público e colaborar. Fazer a limpeza dos lotes é algo simples e ajuda significativamente, já que a maioria dos criadouros se concentram nas residências e nos lixos domiciliares”, reiterou.

Segundo Iron, o ano de 2013 foi considerado um ano epidêmico, com 14.682 notificações de dengue e 13.767 confirmações da doença. As ações traçadas pelo comitê devem evitar que o fenômeno se repita. “Mesmo com toda essa redução, a situação ainda preocupa e precisamos estar em estado permanente de alerta, principalmente nos bairros com maior índice de infestação ”, ponderou Iron Pereira.

No topo da lista de 2014, seguem os bairros Rosa dos Ventos (3,2%) e o Jardim Alto Paraíso (3,3%). Eles apresentam índices bem menores que os líderes de infestação registrados nos primeiros 15 dias de janeiro de 2013 – Buriti Sereno (4,9%) e o Garavelo (4,6%) – mas muito acima do recomendado pelo Ministério da Saúde. Em função disso, serão os primeiros a receber as ações integradas do Comitê, juntamente com o Jardim Tiradentes. Todos são bairros populosos, com grande número de residências e comércios, como o Garavelo, que possui 10 mil imóveis, e, portanto exigem uma vigilância ainda maior.

As ações de combate e orientação realizadas pelo comitê são basicamente as mesmas desenvolvidas durante todo o ano no município e vão desde a divulgação de panfletos educativos, visitas domiciliares, combates com fumacê, a ações integradas de limpeza. Ao todo, 190 agentes de saúde realizam o trabalho em campo, mas o comitê também é composto por representantes de todas as secretarias da administração municipal e membros da sociedade civil como associações de bairros, comerciantes e os próprios moradores, que também se transformam em agentes de combate e auxiliam na redução do número de locais infestados, reforçando a política de saúde ambiental realizada no município.

Disque Dengue reforça fiscalização

“Além de fazer seu papel cuidando de seus quintais, a população também pode auxiliar o nosso trabalho denunciando casos de imóveis com suspeita de focos do mosquito Aedes Aegypti pelo Disque Dengue: 0800 646 2500”, informou o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Iron Pereira. Pelo telefone, o morador pode também tirar dúvidas e solicitar a visita das equipes do Núcleo de Controle de Vetores da SMS.

Nos casos de lotes e imóveis que apresentam focos e cujos proprietários não tomam as medidas recomendadas pela Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância pode ainda realizar intimações, notificações e autuações, previstas na legislação municipal, com multas variantes entre R$ 400,00 a pouco mais de R$ 800,00.

PRESENÇAS – Participaram da reunião do Comitê Municipal de Mobilização Contra a Dengue de Aparecida representantes do departamento de Educação em Saúde da SMS, da Procuradoria Geral do Município, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do Núcleo de Controle de Vetores da SMS e do Conselho das Associações de Moradores de Aparecida (Camap), que reúne 243 bairros do município.