Novo Plano Diretor de Aparecida será apresentado em audiência pública na Câmara no dia 5 de dezembro

9 de maio de 2017

Foto: Carlos Alexandre - Secom

Esboço foi discutido entre os secretários na tarde desta terça-feira, 25. Revisão tem participação ativa da sociedade pela internet

Aparecida de Goiânia, 25 de novembro de 2014 – Após ser apresentado nesta terça-feira, 25, aos secretários, pela equipe técnica da Ambiens Sociedade Cooperativa, de Curitiba (PR) e secretário municipal de Planejamento, Afonso Boaventura, o esboço final do novo Plano Diretor de Aparecida será discutido em audiência pública na Câmara de Vereadores no próximo dia 5 de dezembro, às 9h.

“Sem dúvida é um instrumento importante para o desenvolvimento do município nos próximos anos. Ele será apresentado na Câmara para que não passe ileso qualquer aspecto considerado relevante para sua fundamentação, somente em seguida, com o plano avaliado e aceito, protolocamos o projeto de lei”, ressalta o secretário de Governo e Integração Institucional, Euler de Morais.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Afonso Boaventura, responsável pela revisão do Plano Diretor junto à Ambiens, empresa que venceu a licitação para a elaboração do plano, o foco foi desenvolver um projeto participativo. “Assim o fizemos por meio de inúmeras discussões trazidas pela sociedade em oficinas temáticas, audiências públicas e reuniões técnicas. É lógico que Aparecida é uma cidade muito dinâmica e pode ser que algo que pensamos para dez anos aconteça em apenas cinco, mas este é um produto que suprirá as demandas do município e fará com que ele se desenvolva com responsabilidade e planejamento”, destaca Afonso.

Segundo a diretora da Ambiens, Daniele Regina Pontes, o novo Plano Diretor terá um texto único que será regido por dois itens fundamentais: mobilidade urbana e desenvolvimento econômico. “O Plano será pragmático e vocês perceberão que o norte do nosso trabalho foi responder ao principal questionamento da população que reclama uma cidade mais aprazível. Que nova cidade é essa que se apresenta? É isso que propusemos responder”, explica.

Ainda segundo a diretora da Ambiens, Aparecida possui uma particularidade que é a sua economia acelerada. O Plano Diretor foi revisado com base nesse critério. “A economia do município cresce de forma rápida e precisamos acompanhar esse fluxo. Um novo paisagismo tende a ser o chamariz para a viabilização de novas empresas e atende a demanda da população por uma cidade mais bonita”.

O contrato com a Ambiens Sociedade Corporativa se estende até fevereiro de 2015 e prevê ainda a realização de outras legislações, que dialogam com o plano, como o Código de Posturas, o Código Ambiental, entre outros. A sociedade pode continuar participando da elaboração do Plano Diretor no site http://pdaparecida.com.br.