Novos conselheiros de cultura são empossados em Aparecida

12 de julho de 2017

Aparecida de Goiânia, 10 de julho de 2017 –  Foram empossados na noite desta terça-feira, 11, os conselheiros municipais de cultura de Aparecida. A cerimônia foi realizada às 17h no Salão II do Centro de Cultura e Lazer José Barroso, ao lado do Paço Municipal, no Residencial Village Garavelo. Representando o prefeito Gustavo Mendanha, o vice-prefeito e secretário de Governo Veter Martins conduziu a solenidade.

“É importante fomentar a diversidade e a pluralidade com políticas públicas locais que possibilitem a convivência com as mais diversas formas de expressão artística”, ressaltou o Veter, reconhecendo o trabalho desenvolvido pelo Conselho Municipal de Políticas Culturais de Aparecida.

Na ocasião, o secretário de Educação e Cultura Rodrigo Caldas ressaltou que a composição do conselho é paritária, por isso é imprescindível que o órgão tenha diálogo com outras áreas como esporte e assistência social para equilibrar e equacionar os saberes para desenvolver ações, tornando o acessso a cultura uma realidade para todos e envolvendo nossos jovens em atividades que auxiliam no desenvolvimento humano.

Durante o evento, o secretário Executivo de Cultura Elio Bonsucesso fez um balanço das ações culturais realizadas no município desde o início do ano. “Garanto que os novos conselheiros empossados hoje farão a diferença na elaboração de políticas de incentivo à cultura que promovam a expansão dos movimentos culturais em Aparecida”, destacou.

Ao todo foram empossados 24 conselheiros para o biênio 2017-2018, sendo 12 titulares e 12 suplentes, sendo oito membros indicados pela Secretaria de Educação e Cultura, dois pela Secretaria de Assistência Social e dois pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. Os demais são representantes de entidades não governamentais de segmentos culturais que promovem a cultura no município. Ao final, os conselheiros da gestão anterior receberam certificados de reconhecimento aos serviços prestados.

O Conselho Municipal de Políticas Culturais

O Conselho Municipal de Políticas Culturais é um órgão de instância colegiada permanente, de caráter consultivo e deliberativo, que, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, institucionaliza a relação entre a administração e os setores da sociedade civil ligados à cultura. O órgão participa da elaboração e fiscalização da política cultural, contribuindo com a expansão e a elevação da qualidade dos serviços prestados.

O conselho tem força legal para propor e aprovar políticas públicas, participar e aprovar as diretrizes gerais do plano de cultura e acompanhar sua execução; apreciar e aprovar as diretrizes gerais do Sistema de Financiamento à Cultura e acompanhar o funcionamento dos seus instrumentos, em especial o Fundo de Cultura, fiscalizar a aplicação dos recursos recebidos decorrentes das transferências federativas entre outras atribuições.

Presenças

A cerimônia de posse dos novos conselheiros de cultura contou ainda com a presença da primeira-dama e secretária de Assistência Mayara Mendanha, secretário Ozair José Desenvolvimento Econômico, secretário de Esporte, Lazer e Juventude Gefferson Aragão, secretário executivo de Transparência, Fiscalização e Controle Ozéias Laurentino, presidente do Conselho Municipal de Cultura do Poder Público, Leonam Borges, vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura da Sociedade Civil, Jefferson Lobato, representante do Fundo Estadual de Cultura Sacha Eduardo Ribeiro, Representante do Conselho Estadual de Cultura Maria Ester Galvão, presidente da Associação dos Catireiros, Foliões e Quadrilha de Aparecida de Goiânia Nilmari Alves Siqueira, diretora geral do Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), Ana Lucia Siqueira de Oliveira e representantes de associações, grupos e órgãos que promovem a cultura em Aparecida.

Representando a Câmara Municipal dos Vereadores, o vereador Edinho participou do evento e da composição da mesa. “Fico feliz pela iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura de promover eventos e fomentar movimentos culturais na cidade”, elogiou o legislador. Estiveram presentes ainda os vereadores Eliezer Guimarães e o Leandro da Pamonharia.

Confira a lista dos novos conselheiros municipais de cultura de Aparecida de Goiânia.

Secretaria de Educação e Cultura

Titular : João José da Mota Assunção