Obra do Jardim Luz estará concluída em 90 dias

Por Frederico Noleto

13 de junho de 2017

Foto: Frederico Noleto

Aparecida de Goiânia, 13 de junho de 2017 – O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, visitou na manhã desta terça-feira (13) as obras de contenção da erosão formada no setor Jardim Luz, às margens do Córrego do Almeida e recebeu a notícia de que estará concluída em no máximo três meses. “Em muito breve as duas pistas estarão liberadas. Fiz questão de acompanhar in loco, pisar nessa terra e ver de perto todo esse belo trabalho. Fico muito feliz de estarmos proporcionando a solução definitiva para este problema” – pontuou o prefeito durante fala ao vivo do canteiro de obras aos internautas que o acompanham pelas redes sociais.

Ao lado do prefeito também estavam os secretários Mário Vilela (Infraestrutura) e Valéria Pettersen (Projetos e Captação de Recursos). Como de costume, Gustavo Mendanha fez questão de olhar de perto a evolução da obra e prestar contas à população via Facebook. “Estamos muito felizes com a notícia de que os recursos serão transferidos da União ainda na próxima semana. Desta forma, poderemos garantir recursos para outras obras que também são importantes para o município. Inclusive já temos muito o que mostrar nesses primeiros seis meses de administração” – pontua Mário Vilela.

Ao todo serão utilizados dois mil caminhões de terra para a realização da terraplanagem no local. Além disso, o secretário explica que nesta primeira etapa da obra está sendo realizada a expansão e a ramificação de galerias e melhorias na captação (bocas de lobo) e na drenagem do bairro. Ao todo serão 4,5 mil metros lineares de galerias que estão sendo implantadas, desde a região perto do Buriti Shopping até o local da erosão. Também está sendo ampliada a vazão do sistema de gabiões para garantir a destinação correta das águas no leito do córrego.

“Estamos supervisionando todas as etapas para garantir que tudo seja realizado seguindo todas as normas técnicas” – lembra o superintendente de Engenharia da Prefeitura, Roberto Lemos, que é o engenheiro responsável pela obra. Ele explica que, após a ampliação do sistema de drenagem do bairro será realizado o aterro definitivo da aérea erosiva e, por fim, a recomposição da pavimentação asfáltica do local. “A parte de compactação do solo é dividida em várias etapas e estamos supervisionando cada uma delas a fim de que o problema não retorne e essas famílias possam dormir sossegadas”.

Articulação em Brasília

A celeridade no andamento da obra é desdobramento da mobilização do prefeito Gustavo Mendanha no sentido de garantir a segurança das famílias de moradores que se encontram em situação de risco. Neste sentido, foram realizadas diversas idas a Brasília a fim de assegurar a rapidez na transferência dos recursos pelo Governo Federal. No dia 25 de maio deste ano o prefeito decidiu adiantar o início das obras e convocou entrevista coletiva para anunciar a decisão de iniciar o reparo da erosão do Jardim Luz com recursos do Tesouro Municipal até que os R$ 30 milhões garantidos pelo Governo Federal tivessem sido transferidos. Na ocasião, foi assinado uma Ordem de Serviço autorizando o início das obras, que terão custo total de R$ 7,3 milhões.

A definição pelo adiantamento das obras ocorreu devido à urgência no cenário das famílias que se encontram em situação vulnerável e também pela burocracia nos trâmites do processo de transferência dos recursos já assegurados pelo Governo Federal via Ministério da Integração Nacional. As obras de contenção das erosões do Jardim Luz fazem parte de um plano emergencial de contenção de cinco grandes erosões do município entregues ao ministro da pasta, Helder Barbalho.

Histórico

A aprovação do plano emergencial pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, órgão do Ministério da Integração Nacional, possibilitou a destinação de R$ 30 milhões para solucionar definitivamente o problema nos locais. A confirmação da aprovação se deu no dia 09 de março, quando foi publicada uma portaria no diário Oficial da União (DOU) reconhecendo a situação de emergência em cinco erosões do município.

Um laudo produzido no dia 03 de maio, como resultado de uma vistoria técnica realizada por representantes do Governo Federal, assegurou a periculosidade do local. O documento elaborado pela diretora do Departamento de Minimização de Desastres, Adelaide Maria Nacif, e pela coordenadora geral de Engenharia e Estudos do Ministério da Integração Nacional, engenheira civil Dina Elarrat de Araújo Gama; era parte das exigências para a transferência dos recursos pelo Governo Federal.

Mobilização popular

A Prefeitura de Aparecida pede que a população colabore com a limpeza urbana do município destinando corretamente o lixo particular e/ou industrial e denunciando o despejo irregular de entulho, que respondem pela maior parte dos problemas das erosões no município, pelos telefones 3545-5930 e 3545-5849. A Prefeitura também disponibiliza um serviço de recolhimento de objetos e móveis não desejados, o Disque-Busca: 3545-9969.