Obras de asfalto no Bairro Cardoso terão início em 60 dias

Foto: Carlos Alexandre - Secom

Anúncio foi feito após assinatura para início da licitação por meio do Regime Diferenciado de Contratação, que tem duração de 15 dias. Caso a licitação fosse em regime normal, prazo seria de no mínimo 120 dias.

Aparecida de Goiânia, 24 de abril de 2014 – O prefeito Maguito Vilela se reuniu na tarde desta quinta-feira, 24, com representantes da Odebrecht Ambiental Goiás, responsável pela implantação de esgoto em Aparecida de Goiânia. Em pauta a realização das obras de esgotamento sanitário do município pela empresa.

A organização anunciou que as obras de conclusão da ETE Santo Antônio e das ligações de esgoto na região do setor Santa Luzia terão início no dia 05 de maio. Além desta data foi anunciado ainda o prazo de 60 dias para retomada das obras de pavimentação no Bairro Cardoso.

“Essas obras são de grande importância para Aparecida, pois o município conta atualmente com apenas 15% de redes de esgoto e uma população de 500 mil habitantes. E agora vamos começar a resolver esse problema e também o da pavimentação do Bairro Cardoso que foi interrompida após o atraso nas obras de esgotamento sanitário”, afirmou o prefeito.

A reunião com os representantes da Odebrecht Ambiental, foi solicitada pelo secretário de Infraestrutura de Aparecida, Mário Vilela, para buscar uma solução e parceria com a empresa, pois de acordo com a nova resolução do Ministério das Cidades, além de ter rede de água tratada a via tem de contar agora com rede de esgoto, para que a Caixa Econômica Federal libere os recursos para a pavimentação.

“Estamos com o plano de pavimentação dos bairros de 2014 parados por conta da nova resolução do Governo Federal e da falta de redes de esgoto no município e isso precisa ser resolvido, por isso a importância desta reunião e da busca de parcerias para resolver esse impasse”, enfatizou o secretário.

Segundo o diretor presidente da Organização, os trabalhos da Odebrecht que também fará as redes de esgoto por meio de subdelegação pela Saneago em outras cidades de Goiás, terá início em Aparecida devido à necessidade de investimentos nessa área no município.

“Aparecida é a maior cidade da região metropolitana e tem uma rede mínima de esgotamento, por isso nossos trabalhos terão início de imediato”, sublinhou o diretor presidente da Odebrecht Ambiental Goiás, Luiz Augusto Rossi.

O secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, destacou que nesta sexta-feira, 25, será iniciada a licitação em Regime Diferenciado de Contratação (RDC), para as obras de pavimentação do Bairro Cardoso e parte do Itapuã, com recursos do Governo Federal, no valor de R$ 22 milhões, que já estão no caixa da prefeitura. A expectativa é de que as obras tenham início em 60 dias.

“Como tivemos que parar as obras em 2013, por conta do contrato de subdelegação da Saneago, o que causou transtornos à população, a resolução foi fazer a licitação em RDC que leva menos tempo que a licitação normal para solucionar de vez o problema da falta de asfalto no Bairro Cardoso e parte do Itapuã”, pontuou o secretário.

A prefeitura conta ainda com recursos no valor de R$ 36 milhões do Programa Pró-Transporte do Governo Federal que serão destinados para a pavimentação do restante do Bairro Itapuã, Veiga Jardim I, Independência e Jardim Florença.

“Temos até julho para apresentar os projetos de asfalto e esgoto e precisamos da parceria com a Odebrecht para fazer essa rede e podermos asfaltar esses bairros. E a forma de rede por travessia, passando pelas calçadas é uma solução viável para o impasse”, destacou a secretária.

De acordo com Luiz Augusto, a empresa irá fazer os projetos com tempo hábil para que a prefeitura não perca os recursos e a população seja beneficiada com o asfalto. “Vamos procurar os meios mais rápidos para elaborar o projeto e apresentar à Caixa, para não atravancar o cronograma de pavimentação da administração”, abordou o diretor.

ETE – As obras da ETE Santo Antônio tiveram início em 2007 e até hoje se arrastam sem uma conclusão. De acordo com o diretor de planejamento da Odebrecht, Marco Antônio Borges, os trabalhos começarão em maio com término em dezembro. “Juntamente com as obras de conclusão da ETE faremos 10 mil ligações de rede de esgoto nos bairros da Região do Santa Luzia, com elevatórias, interceptores e emissários. Esse trabalho irá contemplar cerca de 60 mil pessoas”, destacou Marco Antônio.

Serão contemplados os bairros Santa Luzia, Vila Alzira, Parque Primavera, Santos Dumont, Parque Trindade, Setor Tocantins, Parque São Jorge, dentre outros da região. Com o funcionamento da ETE Santo Antônio, a Odebrecht desabilitará a ETE Cruzeiro e as ligações desta estação serão remanejadas para a Santo Antônio. E como contrapartida da subdelegação, a organização irá construir um parque ecológico no local.

“Quando estiver em funcionamento total, a ETE Santo Antônio irá abranger cerca de 40 mil ligações de esgoto e a área da ETE Cruzeiro no Maria Inês será um parque de lazer para a população local, já que o local é uma área de preservação ambiental e não pode ser usada para construções urbanísticas”, disse o diretor de Operação e Manutenção Christian Fonseca e a previsão é de que a desativação da ETE Cruzeiro seja feita no início de 2015 e logo após as obras do parque sejam iniciadas.

Presenças – Também estiveram presentes na reunião o presidente da Agência de Saneamento de Aparecida (ASA), Léo Mendanha e o secretário de Comunicação, Ozéias Laurentino Júnior.