Obras de escavação do túnel da trincheira devem durar cerca de 90 dias

Por Ruslayra Peixoto e Daniela Ribeiro

20 de julho de 2018

Por Ruslayra Peixoto e Daniela Ribeiro

20 de julho de 2018


Foto: Secom/Divulgação

Cerca de 50 mil veículos circulam pelo cruzamento das avenidas São Paulo com a Rudá, que é um dos grandes gargalos no trânsito de Aparecida de Goiânia. A previsão é entregar toda a obra em novembro

Em ritmo acelerado para cumprir o objetivo de entregar a obra em novembro deste ano, as obras da trincheira no cruzamento das Avenidas São Paulo e Rudá, na Vila Brasília entraram nesta semana na fase de escavação do túnel. As duas pistas laterais que possibilitam aos motoristas atravessarem de Aparecida para a capital acessando a 4ª Radial e de Goiânia para Aparecida, em direção à BR-153, foram liberadas ainda em junho, o que mostra o compromisso da administração com o cronograma de execução do projeto.

“Estamos trabalhando a todo vapor para que a trincheira seja entregue em novembro, antes do período de chuvas que poderia atrapalhar o andamento do projeto, benefiicando os motoristas e comerciantes. Esta obra, além de melhorar o tráfego na região que é um dos maiores gargalos no trânsito da cidade, dará maior visibilidade para a cidade, proporcionando mobilidade e qualidade de vida, principalmente para quem circula por este trajeto diariamente e que não precisará ficar muito tempo parado”, comentou o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela.

De acordo com o engenheiro responsável pela fiscalização da obra, Roberto Lemos, a fase de escavação, que receberá as vigas de concreto para fazer o túnel e a ponte deve durar cerca de 90 dias. Assim, a liberação da pista para o tráfego de veículos cortando por cima a Avenida São Paulo, pela Avenida Rudá, deve acontecer em setembro. “Se tudo correr conforme o cronograma, que está adiantado, finalizaremos esta etapa em três meses e liberaremos a pista para atravessar a São Paulo pela Rudá, que hoje está bloqueado”, informou o Superintendente de Obras da Seinfra.

Orçado em R$ 13,1 milhões do Tesouro Nacional por meio do Programa de Acelaração do Crescimento (PAC), o projeto da trincheira João Antônio Borges prevê o rebaixamento da Avenida São Paulo no cruzamento com as Avenidas Tapajós e Rudá, que passará por baixo da interligação entre as duas vias, eliminando semáforos tanto para os condutores que se dirigem sentido BR-153 quanto para os que se dirigem sentido Avenida 4ª Radial. A obra contará ainda com a implantação de moderno sistema de drenagem e captação de águas pluviais, além do paisagismo da via.

“A trincheira é hoje a maior obra de mobilidade da cidade e com ela vamos acabar com um dos maiores engarrafamentos de Aparecida de Goiânia tanto no sentido rodovia quanto no sentido capital. Uma obra que irá beneficiar diretamente milhares de motoristas e ainda proporcionar valorização de toda a região. E para reduzir os transtornos para quem precisa trafegar por esta região estamos com os trabalhos acelerados e liberando as pistas etapa por etapa, para até o final do ano entregar o projeto completo”, pontuou o prefeito Gustavo Mendanha.

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)