Obras do Centro de Diagnósticos e Especialidades estão em fase avançada

9 de maio de 2017

Foto: Jhonney Macena - Secom

Aparecida de Goiânia, 22 de novembro de 2016 – A Era Maguito Vilela deixará mais um legado para o povo aparecidense: o Centro de Diagnósticos e Especialidades, que está com obras em fase avançada. O prefeito em exercício Ozair José e a secretária de Saúde VÂnia Cristina Rodrigues visitaram a unidade, no final da tarde da última segunda-feira (21), que está sendo construída no Jardim Boa Esperança. A previsão de entrega é para fevereiro de 2017.

“Cerca de 60% da construção antiga pôde ser aproveitada, outros 25% tiveram que ser demolidos. As partes elétricas e hidráulicas da construção antiga tiveram que ser todas refeitas, por isso não será possível entregar a obra em dezembro como gostaríamos, mas vamos finalizar tudo até fevereiro”, explicou Eduardo Trindade, da empreiteira responsável pela obra.

O Centro de Diagnósticos e Especialidades Municipal (Cedem) terá oito setores: o Centro de Especialidades Municipal, Centro de Testagem e Aconselhamento, Serviços de Assistência Especializada, Centro Especializado em Odontologia, Ambulatório de Atendimento Especializado as Vítimas de Violência, Laboratório Municipal, Centro de Diagnóstico e Ambiente de Apoio Geral.

“O local terá ainda tratamento especializado para pessoas portadoras de HIV, auditório para realização de palestras, capacitação e planejamento familiar. Além disso, a urgência e emergência em ortopedia, que hoje funciona na Unidade de Pronto Atendimento do Buriti Sereno, funcionarão no Centro de Especialidades, numa ala específica, que oferecerá ainda cirurgias de baixa e média complexidade ortopédica”, contou a secretária Vânia Cristina Rodrigues.

Além dos serviços de assistência especializada, o Cedem abrigará ainda os atendimentos que atualmente funcionam no Centro Clínico, como consultas especializadas, vasectomia, pequenas cirurgias, Centro de Testagem e Aconselhamento e laboratório municipal. “O Centro Clínico atende hoje em um espaço alugado, no setor dos Afonsos, e que não é suficiente para a demanda do município. Com a entrega do Centro de Especialidades a população de Aparecida contará com um espaço amplo e adequado, principalmente para pessoas portadoras de deficiência, além de um atendimento mais humanizado”, disse o prefeito Ozair José, que ficou impressionado com a grandiosidade da obra.

Maternidade Municipal

Em maio de 2015, o Ministério da Saúde autorizou a construção do Centro de Diagnósticos e Especialidades no local onde seria a Maternidade Boa Esperança. As obras do que seria a Maternidade Municipal foram iniciadas, em 2007, último ano da administração anterior e foi paralisada em 2009, no início do mandato do prefeito Maguito Vilela por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que encontrou erros graves como a falta de projeto elétrico e a construção do necrotério próximo a Unidade de Tratamento de Intensivo (UTI) Neonatal.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) elaborou novos projetos adequados para retomar as obras da Maternidade, porém o aumento no valor da obra inviabilizou a construção. O valor original baseado em projetos com falhas estava estimado em R$ 7 milhões, com as adequações seriam necessários R$ 35 milhões. Por isso, a Prefeitura optou em transformar o local em um Centro de Diagnósticos e Especialidades.

Ciente da atual demanda do município, a SMS conseguiu autorização do Ministério da Saúde para construir um bloco no Hospital Municipal que será destinado a uma maternidade. O projeto está na Vigilância Sanitária do município e será financiado pela Rede Cegonha do governo federal.

As visitas se estenderam até após às 18 horas e o prefeito em exercício Ozair José e a secretária de Saúde Vânia Cristina estiveram também a Maternidade Marlene Teixeira, no almoxarifado de medicamentos e no de mantimentos, além da Clínica Milli, que fornece o serviço de hemodiálise para o município, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Conversei com várias pacientes na Maternidade e todas deram um feedback positivo em relação ao atendimento e elogiaram a estrutura, que após a reforma está oferecendo um serviço com mais qualidade e eficiência”, comemorou Ozair José.