Obras do novo prédio do Paço Municipal devem ser iniciadas em 60 dias

9 de maio de 2017

Foto: Divulgação/Seplan

Projeto Arquitetônico entra agora em processo de licitação e expectativa é de dar ordem de serviço assim que finalizados os processos de contratação pública

Aparecida de Goiânia, 10 de fevereiro de 2016 – O projeto arquitetônico do novo Paço Municipal foi apresentado ao prefeito Maguito Vilela (PMDB) na última semana. A obra será realizada com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por meio do Programa de Modernização da Administração Tributária e Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT). “Estas obras darão maior agilidade, modernidade e transparência no serviço público e consequentemente na administração pública. Com documentos informatizados”, destacou o prefeito Maguito.

De acordo com o secretário de Governo e Integração Institucional o novo paço será formado por blocos que abrigarão as secretarias e outras obras como o Anfiteatro. “O objetivo final é proporcionar um espaço corporativo para que os servidores possam prestar um bom trabalho e melhor atender os moradores e também empresários que buscam se instalar na cidade. Após esse projeto arquitetônico pronto vamos dar andamento às licitações para a construção do primeiro módulo e o prédio principal será formado pelo gabinete do prefeito e vice”, pontuou Euler Morais.

A área total do novo paço municipal é de 8 mil metros quadrados com sete pavimentos, sendo um pavimento para o gabinete do prefeito e outros cinco para secretarias e um para casa de máquinas. Cada pavimento terá cerca de mil metros quadrados, além de térreo e subsolo. A concorrência pública para contratação de empresa será iniciada ainda neste mês de fevereiro e a previsão é de que todo o processo tenha duração de 60 dias e logo após esse período as obras sejam iniciadas. O valor das obras do novo Paço é de R$ 16 milhões.

“Também fazem parte do projeto do novo paço o Anfiteatro e o Centro de Eventos para cerca de 2 mil pessoas e por fim a nova sede da Aciag. Além do projeto do novo paço temos em andamento 30 licitações para a compra de mobiliários, de veículos como carros e motos de fiscalização, modernização das redes de Tecnologia da Informática, georeferenciamento, digitalização dos documentos, dentre outros. Também está em andamento o projeto para o segundo módulo que abrigará a secretaria de Educação”, sublinhou Euler, acompanhado dos secretários Afonso Boaventura (Planejamento), Raul Coutinho (Licitação e Compras) e Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), e do presidente da Câmara de Vereadores, Gustavo Mendanha (PMDB).

PMAT – O valor dos recursos para o aprimoramento da máquina pública é de R$ 40 milhões, conquistados junto ao BNDES. Este recurso será utilizado na reforma de seis secretarias; ampliação da infraestrutura física do centro administrativo e instalação de anel de fibra ótica; modernização da infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI); aquisição de veículos; capacitação de servidores; vigilância eletrônica dos prédios públicos; monitoramento da frota e gestão dos bens por nova contabilidade; entre outras ações, sendo várias já em aplicação.

Ainda dentro das ações inovadoras que compõem o PMAT estão também a implantação do subprojeto Cidade Inteligente, que estabelece como meta principal a modernização e ampliação da infraestrutura de tecnologia digital integrada. E ainda complementam o projeto de modernização a implantação de processo virtual, cadastro multifinalitário que visa interligar controle urbano, trânsito, saúde, educação, assistência social e segurança;  digitalização do acervo de arquivos (15 milhões de documentos) e implementação do sistema gerenciador de documentos eletrônicos.

Servidores serão capacitados

Os treinamentos que serão oferecidos dentro do Plano de Fortalecimento Institucional e Capacitação de Servidores foram definidos a partir de uma consulta à todas as secretarias. “Cada secretário informou quais são suas necessidades especificas”, explicou o secretário Ozeias Laurentino Júnior. “Também é previsto que aquele servidor que tiver um custo muito alto à prefeitura precisa permanecer no serviço público municipal por pelo menos dois anos. Se sair antes, terá que reembolsar a administração em 50% do valor total investido”, completou o secretário Jório Rios.

Os cursos serão aplicados em parceria com a Escola do Servidor, vinculada à Secretaria de Administração. “Qualquer servidor, desde recepcionistas à fiscais de todas as áreas poderão participar das capacitações, com posibilidade de melhoria salarial no futuro. O objetivo é mudar a rotina da prestação de serviços, treinar os servidores para que eles possam aproveitar mais os recursos disponíveis, principalmente na área da informática, além de favorecer a agilidade e a qualidade do atendimento público”, enfatizou Euler de Morais.