Operação “Aparecida contra o Mosquito Aedes Aegypti” será nesta quinta, 04

9 de maio de 2017

Aparecida de Goiânia, 03 de fevereiro de 2016 – A Prefeitura de Aparecida realiza na manhã desta quinta-feira (03), às 8 horas, a operação “Aparecida contra o Mosquito Aedes Aegypti”, no setor Cidade Satélite São Luís. A ação reforça mais uma vez a luta da atual administração contra a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya, febre amarela e zika. A concentração será na Escola Municipal Cidade Satélite São Luís, que fica na Avenida Americano do Brasil, Qd. 71.

“As equipes de todas as secretarias envolvidas se reunirão na escola para que a gente possa dividir as quadras do setor. Na porta da unidade também terá um stand do pessoal da educação em saúde, orientando a população e distribuindo folhetos informativos”, explicou a Diretora de Vigilância em Saúde Ambiental, Fernanda Fagundes.

A operação no setor Cidade Satélite São Luís vai envolver visitas domiciliares, limpeza de lotes, ilhas, canteiros, roçagem e recolhimento de entulho e lixo descartados de forma irregular, muitas vezes pelos próprios moradores. As equipes envolvidas também farão inspeção de caixas d´água, cisternas e fossas abertas ou mal tampadas.

Os 96 agentes de endemias vão realizar visitas domiciliares, orientando e conscientizando a população sobre como eliminar possíveis criadouros do mosquito. A expectativa é visitar 2.469 imóveis. Além disso, 50 servidores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano ficarão responsáveis pela limpeza urbana. Cinco caminhões, uma pá mecânica e uma retroescavadeira serão utilizados na operação no Cidade Satélite São Luís.

As Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e de Desenvolvimento disponibilizaram para o município mais cinco caminhões, uma patrola, uma retroescavadeira e uma motoniveladora, por meio da Patrulha da Saúde. O maquinário também auxiliará as equipes de limpeza urbana a intensificar o trabalho no setor.

A ação é coordenada pela Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar e a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil. Todas as pastas da administração municipal, como Desenvolvimento Urbano, Regulação Urbana, Infraestrutura, Meio Ambiente, Educação, entre outras, estão envolvidas direta ou indiretamente, cada uma com as suas atribuições.

Aparecida em alerta

O setor Cidade Satélite São Luís vai receber a ação por conta do alto índice de infestação e transmissão, que é de 1,1%. Segundo o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Iron Pereira, quanto mais próximo de 1%, maior é o índice de infestação. “Todos os bairros de Aparecida estão em alerta por conta do aumento do número de casos. A conscientização da população nessa luta é fundamental para que possamos chegar a um índice zero”, ressaltou Iron Pereira.

Segundo dados da Diretoria de Vigilância e Saúde Ambiental, em 2014 foram registrados 10.763 casos de dengue no município. Em 2015, este dado saltou para 16.259 casos. Ainda não há registros confirmados de pacientes com zika e chykungunya. Mas a preocupação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito.

Em dezembro de 2015 o prefeito Maguito Vilela também decretou estado de emergência em saúde pública em Aparecida, por conta do aumento do número de casos de dengue na cidade e do início do período chuvoso. A situação criou a necessidade de uma mobilização coletiva, do poder público em parceria com a população, no combate aos criadouros do mosquito transmissor.

SUGESTÃO DE PAUTA

Assunto: Operação “Aparecida contra o Mosquito Aedes Aegypti”

Data: 04 de fevereiro de 2016, quinta-feira.

Horário: 8 horas

Local: Concentração na Escola Municipal Cidade Satélite São Luís, que fica na Avenida Americano do Brasil, Qd. 71, APM – Aparecida de Goiânia.