Para ajudar no combate ao Coronavírus, duas moradoras de Aparecida de Goiânia doam máscaras de tecido para usuários da UBS Parque Trindade

Por Polliana Martins

17 de abril de 2020

Por Polliana Martins

17 de abril de 2020


Foto: Arquivo/UBS Parque Trindade

Na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Trindade, em Aparecida de Goiânia, durante a atual campanha de vacinação contra a Influenza, as pessoas dos grupos definidos pelo Ministério da Saúde (MS) para serem imunizadas e que chegam sem máscaras têm ganhado esse equipamento de proteção individual (EPI) feito de tecido antes de serem vacinadas. Isso tem sido possível graças ao trabalho voluntário de uma usuária da UBS, a senhora Amélia Milhomem. Como o material para confecção das máscaras acabou, quem quiser contribuir pode doar tecidos e elásticos na UBS, localizada na Alameda Wilton Pinheiro, qd 25, APM 5, no Parque Trindade, e obter informações pelo telefone 3273-4608.

Amélia é agente educativa no CMEI José Ferreira Câmara, situado próximo à UBS e que está fechado devido às normas de isolamento social contra a proliferação do Coronavírus. Inquieta por não estar trabalhando e preocupada com o bem-estar da comunidade, ela decidiu ajudar a proteger as pessoas e começou a confeccionar numa máquina de costura máscaras de tecido laváveis seguindo as especificações do MS. Com a ajuda da nora, Karla Baldo, que corta os elásticos e os tecidos, 150 máscaras já foram produzidas e entregues na UBS na manhã da última terça-feira, 14 de abril.

Ao serem entregues na UBS, as máscaras foram embaladas individualmente e com todos os cuidados de higienização pelas enfermeiras Daiane Cristina da Silva e Suellen Prado antes de serem distribuídas para os usuários. “Estamos juntos e determinados nessa luta, fazendo tudo com muito rigor técnico e carinho”, afirma Daiane. A gestora da unidade, Christiane Branquinho Alves dos Santos, apoia a iniciativa e destaca a rede de apoio formada entre profissionais da Saúde e a comunidade, uma característica forte dos trabalhos desenvolvidos na região. “Em momentos de atenção redobrada, como agora, em meio à pandemia do Coronavírus, essas máscaras serão uma barreira a mais para impedir a transmissão da Covid-19, além do respeito às determinações do MS”, ressalta Christiane.

Mesmo trabalhando sozinhas e com apenas uma máquina de costura, Amélia e Karla, moradoras do Parque Trindade 3, estão preparadas para fazer mais máscaras se houver a doação dos materiais necessários. Casada e mãe de dois filhos, a agente educativa encontra tempo em sua rotina de cuidados com a casa e a família e está disposta a contribuir para a saúde da população com suas máscaras de tecido enquanto puder.       

Amélia e Karla: solidariedade e trabalho voluntário no combate ao Coronavírus

Navegue entre as notícias


Navegue entre as notícias


Leia mais

notícias


Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park

CEP: 74.968-500

Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801

Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 - 13h as 17h30

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação
Diretoria deTecnologia da Informação (DTI)