Para reduzir criadouros do Aedes aegypti, SMS recolhe pneus nesta quarta, 07

Por Ana Clara Dias - SMS

6 de fevereiro de 2018

Foto: Wigor Vieira - SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde, realiza a partir desta quarta, 07,  recolhimento de pneus descartados de forma irregular em Aparecida. O objetivo é coletar o maior número do material nas ruas, lotes baldios e ilhas, evitando que se tornem criadouros do mosquito Aedes aegypti. A ação se estenderá até quinta-feira, 08, com concentração dos servidores envolvidos sempre às 8h30, no Centro de Cultura e Lazer José Barroso.

Todos os pneus recolhidos pelas equipes são encaminhados para o Centro de Cultura e Lazer José Barroso e depois levados para uma empresa de reciclagem. A iniciativa da SMS tem apoio e parceria da Reverso Reciclagem de Pneus Ltda e Abençoada Transportes e Logística, além das Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Ao todo, 60 servidores estão envolvidos na ação de coleta e manejo dos pneus.

De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde, Iron Pereira, as ações de combate ao vetor não podem parar. “O trabalho de combate em Aparecida é contínuo durante todo o ano. Visitamos no mês de janeiro mais de 207 mil imóveis, conscientizando e orientando os moradores. É preciso ficar sempre em alerta e o engajamento da população nessa luta é fundamental”, explica o coordenador.

Ainda segundo Iron Pereira, os lotes baldios e as borracharias são os campeões de acúmulo de pneus. “Recebemos muitas denúncias relacionadas a locais que fazem o descarte irregular de pneus. Nossas equipes vão lá, recolhem, orienta, em alguns casos até a Vigilância Sanitária é acionada. E mesmo assim, as pessoas voltam descartar o pneu de forma incorreta”, lamenta Iron.

O coordenador destaca ainda que o papel de cada um é determinante. “Sabemos que a frota de veículos na cidade e região se renova o tempo todo, portanto, sempre haverá excesso destes materiais, isso é natural. A questão é como, e onde, esses pneus estão sendo descartados. A conscientização de todos é muito importante no combate ao mosquito”, frisou Iron.

A população também pode contribuir com o descarte diretamente no Centro de Cultura e Lazer ou entrando em contato pelos números do Disque Dengue: 0800 646 25 00 e 3545-4819. Por esses telefones, os moradores podem informar o endereço para que os agentes realizem a coleta dos pneus.

SUGESTÃO DE PAUTA

Assunto:  Para reduzir criadouros do Aedes aegypti, SMS recolhe pneus nesta quarta, 07

Data: 06 e 07 de fevereiro de 2018

Horário: a partir de 8h30

Local: Concentração – Centro de Cultura e Lazer José Barroso. Rua Gervásio Pinheiro, APM – Residencial Village Garavelo (acima da Prefeitura de Aparecida).