Parceria entre governo e prefeitura avança para a diminuição da criminalidade

6 de dezembro de 2018

Uma das parcerias de iniciativa da prefeitura que tem se tornado cada vez mais relevantes para a melhoria da qualidade de vida da população de Aparecida se dá na área da Segurança Pública. Uma delas tornou possível a implantação do 2º Departamento de Polícia Civil de Aparecida, localizado na Avenida São Paulo, na região da Vila Brasília. A nova unidade foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (06) com  a presença do prefeito Gustavo Mendanha e diversas autoridades.

“São várias as parcerias que realizamos tanto com a Polícia Civil quanto com a Polícia Militar aqui no município. Eu sou um defensor das forças de segurança do Estado de Goiás. Claro que este trabalho é uma obrigação de todos nós, embora seja de aribuição do Governo do Estado. No entanto seguimos avançando esta parceria, seja com o pagamento de aluguéis de algumas unidades, como desta, a da Delegacia da Mulher e a do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH), seja com o investimento em videomonitoramento. Este trabaho está pacificando nossa cidade e a tornando cada vez mais atrativa à vinda de novas empresas, de novos investimentos” – pontua o prefeito.

“Estamos reforçando e ampliando não apenas o policiamento ostensivo mas também o serviço de inteligência em todo o estado, mas principalmente na região Metropolitana. A parceria com a Prefeitura de Aparecida tem sido fundamental para levarmos mais segurança à população” – conta o secretário de Segurança Pública do Estado de Goiás, Irapuã Costa Júnior. “Com a união de todos, conseguimos proporcionar melhores condições de serviço para nossos profissionais e um melhor atendimento à população. Isso motiva e incentiva a todos” – explica Cybelle Tristão, delegada regional da Polícia Civil de Goiás.

“Inaugurar esta delegacia é um motivo de muito orgulho. A estrutura aqui era bem precária. Em épocas de chuvas os policiais tinham dificuldade. Com as novas instalações as pessoas também terão maior conforto quando vierem nos procurar” – conta André Fernandes, delegado geral da Polícia Civil do Estado de Goiás. Também estavam presentes o promotor de Justiça do Tribunal do Júri, Milton Marcolino e os vereadores, Cláudio Nascimento (Aparecida) e Eduardo Prado (Goiânia).

O Gustavo Mendanha lembrou durante seu discurso sobre os investimentos que serão realizados ao longo do ao de 2019, como a aquisição de cerca de mil câmeras de videomonitoramento e dos mais modernos softwares de reconhecimento facial e de padrões comportamentais considerados de risco. “Quando eu era presidente da Câmara nós aprovamos o projeto do videomonitoramento que hoje serve de modelo para outros municípios. Agora iremos ampliar consideravelmente este investimento e torná-lo ainda mais eficaz com a aquisição dos softwares” – explica Gustavo.

Além disso ele também lembrou aos presentes sobre o processo de aquisição e de implantação de mais de 600 quilômetros de rede de fibra ótica em todo o município, que levará internet rápida a todos os órgãos públicos de Aparecida.      “Já está licitado, portanto, ainda no primeiro semestre de 2019, já estaremos iniciando a instalação. Isso vai gerar um salto significativo na qualidade do serviço prestado ao contribuinte, em todas as pastas da administração e, também, claro, com a utilização dos softwares, ajudar ainda mais no trabalho de diminuição dos índices de criminalidade” – completa o prefeito.