Parceria entre iniciativa privada e município garante vaga para mais 200 crianças em Aparecida

Por Daniela Ribeiro

14 de junho de 2017

Por Daniela Ribeiro

14 de junho de 2017

Foto: Claudivino Antunes

Centro de Educação Infantil Missionária Simei Santos fica na Cidade Livre e foi construído através de convênio entre a Igreja Assembleia de Deus, Estado e Prefeitura

Aparecida de Goiânia, 14 de junho de 2017 – O prefeito Gustavo Mendanha inaugurou no final da tarde de ontem o Centro de Educação Infantil Missionária Simei Santos (Ceimiss) no setor Cidade Livre. A unidade foi construída por meio de uma parceria entre a Prefeitura, o Estado e a Igreja Assembleia de Deus Ministério Pedro Ludovico (Adpel). Com a obra, 200 crianças entre seis meses e cinco anos estão sendo beneficiadas.

“O ex-prefeito Maguito Vilela deu início a esta parceria e hoje estou feliz em fazer parte da concretização do sonho da comunidade em ter uma escola infantil, que será o alicerce do futuro educacional de nossas crianças. Aqui e também nas outras unidades do município, tanto da rede municipal como as conveniadas”, explanou o prefeito Gustavo Mendanha durante a solenidade de inauguração do CEI.

O espaço conta com 709 metros quadrados divididos em cinco salas de agrupamento, refeitório, cozinha, sala de professores e secretaria. A construção foi iniciada com recursos próprios da instituição religiosa, mas por problemas não pôde ser concluída, até que foi realizada uma parceria com a Organização das Voluntárias de Goiás através da Agência Goiana de Habitação com cheque construção.

“Nós conquistamos essa obra há cerca de 30 anos atrás e além da construção da Igreja, tínhamos o sonho de construir também uma escola evangélica. Iniciamos a construção, mas não conseguimos concluir. Foi então que Deus colocou o prefeito Maguito no nosso caminho que orientou para a parceria com o estado. Assim pudemos concluir a escola e hoje nossas crianças estão iniciando seus estudos em local estruturado”, disse o pastor da Adpel Cidade Livre, José Ireno.

Comodato – Para entrar em funcionamento, a instituição religiosa firmou um convênio por meio de comodato, onde a administração cede os profissionais para a unidade escolar e os alunos são cotados como da rede municipal. “A equipe pedagógica é formada por professores pedagogos, agentes educativos, diretoria e coordenadoria. E com os convênios, os 30 cmeis e 19 instituições atendem seis mil crianças”, sublinhou o secretário de Educação e Cultura, Rodrigo Caldas.

Para a funcionária pública Josi Soares, a inauguração da unidade trouxe um alívio para ela e sua família. “Minha filha tem dois anos e meio e até hoje quem cuidava dela era minha sogra. Agora com o CEI ela pode começar a aprender as primeiras letras, o que será importante para o seu futuro, pois quanto mais cedo começa a estudar, mais ensinamentos ela aprenderá”, disse a mãe que ressaltou ainda que a criança está gostando da nova rotina.

Quem também está contente com o início das atividades é a família da Isabela de cinco anos. “Antes ela ficava em casa e naõ tinha nenhuma atividade educacional. Agora com a creche a gente pode deixa-la em um lugar seguro onde vai começar a ler e escrever. Isso é muito bom para a Isabela, além do mais seus pais poderão trabalhar tranquilos sabendo que ela está sendo bem cuidada”, disse o tio da menina, Denis de Lima Souza.