Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park
CEP: 74.968-500
Telefone: (62) 3545-5800 / (62) 3545-5801
E-mail: prefeitura@aparecida.go.gov.br
Horário de Funcionamento: 08h as 11h30 – 13h as 17h30
O prefeito de Aparecida, Leandro Vilela, e a secretária de Educação, Professora Núbia Farias, enalteceram o engajamento dos alunos da…
Foto: Jhonney MacenaO prefeito de Aparecida, Leandro Vilela, e a secretária de Educação, Professora Núbia Farias, enalteceram o engajamento dos alunos da rede municipal e o potencial criativo deles demonstrado em projetos de tecnologia e inovação apresentados nesta segunda (1º), na Escola do Futuro Luiz Rassi, no Buriti Sereno. A ação ocorreu numa parceria inédita estabelecida pelo município com o Governo de Goiás, gestor da Escola do Futuro.
Fundamentados em aulas de robótica, educação financeira, impressão 3D e de criação de games, os projetos foram desenvolvidos por 317 alunos de 11 a 13 anos da 2ª fase do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, de 7 escolas municipais. São elas:
Ari Caetano (Setor Cidade Vera Cruz I); Caraíbas (St. Caraíbas); Telma Regina (Parque Veiga Jardim II); José dos Santos (Jardim Alto Paraíso); Sebastiana Lourenço (Res. Village Garavelo); Raimundo Coelho (St. Marista Sul); Parque Santa Cecília (St. Parque Santa Cecília).
Os alunos foram mentorados e assistiram às aulas durante quatro meses na Escola do Futuro Luiz Rassi. O transporte para a unidade foi fornecido pela Secretaria Municipal de Educação.
“O resultado desse trabalho ao lado do Governo de Goiás está aqui, e isso é algo fantástico. Não há presente melhor que vocês, pais, podem dar aos seus filhos, que é a educação, o meio para eles garantirem sua autonomia e independência”, ressaltou o prefeito Leandro Vilela.
A secretária Núbia Farias salientou os benefícios do aprendizado dessas disciplinas, que foram ministradas no contraturno escolar. Ela enfatizou: “Estamos compromissados em fazer dos nossos alunos protagonistas de suas próprias vidas, oportunizando a eles condições de exercitar a criatividade, o desenvolvimento, o trabalho em grupo”.
Vinícius Seabra é diretor da Escola do Futuro Luiz Rassi. Ele informou que, além das aulas para os pré-adolescentes, foram ministradas capacitações para os professores. Os educadores foram qualificados, por exemplo, com oficinas do Pacote Office, para editar documentos e apresentações. Seabra conclamou os pais e a comunidade em geral a aproveitar os cursos oferecidos na Escola do Futuro, todos eles gratuitos. “Esse espaço, essa escola é nossa. Tudo aqui está disponível gratuitamente para todos nós.”

Gestor de escola reconhece empenho dos alunos
O diretor da Escola Sebastiana Lourenço, Marcos Acácio, afirmou: “Agradeço a todos pelo desenvolvimento, pela dedicação e pelo empenho; hoje a gente percebe a qualidade dos alunos no foco nesse projeto.”
Thaemelly Cardoso Batista, de 13 anos, é aluna do 7º ano na Escola Sebastiana Lourenço. Ela foi uma das beneficiadas com os cursos na Escola do Futuro. “Achei muito legal aprender sobre as coisas”, disse Thaemelly comentando as aulas de impressão 3D.
Mais autoridades presentes
Também participaram do evento o vereador Dieyme Vasconcelos e gestores da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e da Universidade Federal de Goiás, que faz a curadoria pedagógica das unidades da Escola do Futuro.