Parlamentar do DF visita Aparecida para conhecer o projeto Escola da Inteligência.

9 de maio de 2017

Foto: Carlos Alexandre - Secom

Aparecida de Goiânia, 13 de Outubro de 2015 – Visando conceder melhorias na educação nas cidades do entorno de Brasília, o Deputado Distrital Rodrigo Delmasso (PTN), se reuniu na tarde desta terça-feira, 13, com o Prefeito Maguito Vilela e o Secretário de Educação Domingos Pereira. O objetivo da visita, que ocorreu no gabinete do prefeito, foi o de conhecer o Programa Escola da Inteligência.

“Aparecida está no seu quinto ano de adesão ao projeto nas escolas municipais e já é exemplo para todo Brasil. A parceria com a Escola de Inteligência não é gasto do município, é investimento em uma educação de qualidade”, frisou o prefeito Maguito Vilela ao deputado que estava acompanhado dos assessores da escola da Inteligência e de assessores parlamentares.

A secretaria de Educação de Aparecida implantou o programa Escola da Inteligência em 2012 e desde então vem mudando a forma de aprender e apreender das crianças da rede municipal de ensino. De acordo com o secretário de Educação, Domingos Pereira, o programa beneficia neste ano oito mil alunos de 15 escolas. “Se contarmos os alunos dos quatro anos anteriores, já teremos atendidos 31 mil alunos da rede municipal com o programa, que tem tido resultados positivos e tem melhorado a integração da comunidade escolar entre alunos, professores e pais”, ressaltou o secretário.

O secretário explica que após a adesão ao projeto já se notou o aumento do interesse dos alunos, melhora na relação entre docentes e discentes, além da redução significativa do índice de violência e da vazão escolar. “Só temos boas referências em relação à esse projeto. Aparecida é um exemplo a ser seguido. Queremos levar essa ideia para as escolas do Entorno de Brasília, e colher resultados tão gratificantes como os apontados aqui”, sublinhou o Deputado.

Durante a reunião, o deputado conheceu um pouco mais do projeto por meio de uma apresentação das experiências obtidas ao longo dos cinco anos de parceria, principalmente no que tange ao relacionamento dos alunos com a escola e com professores. Posteriormente, o deputado visitou a secretaria de educação, acompanhado pelo Secretário Domingos Pereira, pelo Presidente da Câmara dos Vereadores, Gustavo Mendanha (PMDB) e da superintendente Pedagógica de Aparecida, Vânia França. O Deputado continua em Aparecida e nesta quarta-feira, 14, visitará algumas escolas do município que possuem a parceria com a Escola da Inteligência.

Programa – A Escola da Inteligência, idealizada pelo médico psiquiatra e escritor Augusto Cury, ajuda alunos e professores a lidar com as emoções e controlar os pensamentos. Aplicado pela Inteligência Educacional, o programa já beneficiou mais de 61 mil estudantes de Aparecida. No Brasil, 300 mil alunos de diversas instituições já fizeram parte da Escola da Inteligência. Entre os principais resultados, estão o salto na qualidade do ensino e da aprendizagem, redução da evasão escolar e melhoria no relacionamento entre professores, pais e alunos.

Dentro do programa, com apenas uma hora/aula por semana, as crianças aprendem a lidar com as emoções, a respeitar os outros e a pensar antes de agir. Professores, alunos e pais recebem material didático multidisciplinar com personagens infantis que auxiliam no desenvolvimento de habilidades socioemocionais.