Parque Municipal Elmar Arantes está pronto para ser inaugurado

9 de maio de 2017

Foto: Carlos Alexandre - Secom

Espaço que será entregue à população no domingo, 14, foi vistoriado hoje pelo prefeito Maguito Vilela.

Aparecida de Goiânia, 12 de setembro de 2014 – O Parque Municipal Elmar Arantes Cabral será inaugurado neste domingo, 14, às 9h, com ampla programação cultural dedicada à toda a população. Para acertar os últimos detalhes do evento e conferir a finalização do parque, o prefeito Maguito Vilela realizou uma vistoria nesta sexta-feira, 12, juntamente com os secretários Euler de Morais (Governo eIntegração Institucional), Ozéias Laurentino Júnior (Comunicação), Fábio Camargo (Meio Ambiente) e Carlos Eduardo de Paula Rodrigues (Fazenda), e o superintendente de Defesa Civil, Juliano Cardoso.

“O parque integra o primeiro bairro planejado de Aparecida, o Parque América, mas será totalmente aberto à população da cidade, especialmente da região Noroeste. É um grande espaço para lazer e prática esportiva que não deixa nada a desejar aos parques da capital, como o Vaca Brava e Parque Flamboyant”, enfatizou o prefeito Maguito Vilela.

O parque está localizado no Residencial Recanto do Cerrado e foi implantado pelas incorporadoras EBM, Terral, GPL e Tropical Urbanismo, responsáveis pela construção do Parque América. Trata-se de uma parceria público-privada com a prefeitura. Depois de inaugurado será mantido pela administração municipal.

PARQUE – Com 45 mil metros quadrados, o parque contará com playground para diferentes idades, quadra poliesportiva, tabuleiro de xadrez e jogo da velha gigantes, pista de caminhada, praça de eventos e arborização com mata preservada, tendo inclusive preservadas as árvores frutíferas. Para estimular a consciência ambiental das crianças foi construído um playground com madeira sustentável. A pista de caminhada é de concreto liso desempenado, para segurança e conforto dos usuários.

Também foi integrado ao parque a mata da Área de Preservação Permanente (APP) do Córrego Bonanza, que tem um total de 21.987,63 metros quadrados. As obras do Parque Municipal Elmar Arantes Cabral foram iniciadas em junho de 2013 e finalizadas em 15 meses. Sua implementação foi dividida em duas etapas, a primeira com conclusão ainda em 2013 e a segunda que será inaugurada neste domingo. O investimento total das incorporadoras no novo ambiente de lazer foi de cerca de R$ 2,6 milhões.

O parque também foi construído em conformidade com a Norma Brasileira de Acessibilidade, contemplando as pessoas com mobilidade reduzida. Para isso, foram construídos rebaixamentos nas calçadas, com rampas de declividade inferior a 5%.

Programação para crianças e adultos

Para apresentar o parque à população, uma ampla programação foi planejada pelos empreendedores, em parceria com a prefeitura. A partir de 8 horas terão início apresentações culturais, inclusive de artistas da cidade, como o grupo de catira Filhos de Aparecida. A programação inclui ainda sorteios de brindes e cesas básicas; plantio de mudas; café da manhã; oficinas artística; atividades esportivas, como aulas de jump, alongamento, oficinas de slackline, vôlei, basquete, futebol; oficinas de origame e pipa para as crianças; pinturinha de rosto; manipulação de balões; gincana animada; distribuição de pipoca e algodão doce; entre outras atividades.

A abertura com autoridades está prevista para 9 horas, momento em que será descerrada a placa. A expectativa é que o atendimento à população se estenda até as 14 horas. Equipes do SAMU, Corpo de Bombeiros, ronda da PM, Guarda Civil Municipal e SMTA darão suporte para que a festa transcorra bem. Um espaço de saúde para a aferição de pressão, diabetes e cuidados gerais com a saúde também será montado no local para atendimento dos visitantes.