Parques da Família e da Criança estão quase prontos para inauguração

9 de maio de 2017

Foto: Fabiano Araújo - Secom

Aparecida de Goiânia, 03 de outubro de 2014 – Nos dias 12 e 13 de outubro a população de Aparecida receberá dois novos espaços de lazer e esportes: o Parque da Criança, construído em área de preservação ambiental no Mansões Paraíso, e o Parque da Família, no Residencial Village Garavelo. Para garantir que tudo esteja pronto para a inauguração, o prefeito Maguito Vilela vistoriou os dois parques hoje, 03, acompanhado pelos secretários responsáveis pelos projetos.

“Além de infraestrutura e dos serviços públicos básicos, a população também precisa de lazer, de descanso, de espaços urbanos que sejam agradáveis e embelezem a cidade. Já inauguramos o Parque Elmar Arantes, no Residencial Parque América, e continuamos investindo em ambientes que preservem os nossos mananciais e ao mesmo tempo atendam essa necessidade dos moradores”, explicou o prefeito Maguito Vilela.

No Parque Tamanduá, que será inaugurado no dia 12 de outubro, partir das 8 horas, as obras estão quase finalizadas. Hoje as equipes da Prefeitura se encarregavam do preenchimento do Espelho d’Água. O parque é uma parceria com a AMB construtora e incorporadora, firmada a partir da assinatura de um Termo de Acordo e Compensação Financeira (TACF). O TACF previa a desafetação das ruas J-76 e H-107 e o remanejamento de área em favor da incorporadora, que investe em condomínios residenciais na região. Como contrapartida, a AMB revitalizou o parque, cujo projeto se aproxima de R$ 1 milhão em investimentos e está sendo realizado em 180 dias.

Com área total de 126 mil m², o parque conta com um prédio que abrigará um Centro Integrado de Apoio, onde ficarão equipes das secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, Defesa Social e Guarda Civil Municipal, além da administração do parque. Terá ainda um espelho d’água, uma praça com teatro de arena, pista de caminhada de 8 mil metros quadrados, quadra poliesportiva e pista de bicicross. O projeto também incluiu a recuperação de todos os equipamentos de lazer já existentes no local e instalação de bancos.

Durante a vistoria, os secretários Euler de Morais (Governo e Integração Institucional), Fábio Camargo (Meio Ambiente), Rodrigo Caldas (Desenvolvimento Urbano), Domingos Pereira (Educação), Luciana Guimarães (Cultura e Turismo), Vilmar Mariano (Esporte e Lazer), Jório Rios (Regulação Urbana), Ozeias Laurentino Júnior (Comunicação), Juliano Cardoso (Defesa Civil) e o vereador Arnaldo Leite (PMDB) aproveitaram para definir a programação de inauguração.

As atividades recreativas e culturais com o público terão início às 8 horas. Às 9 horas será iniciada a programação solene, com descerramento de placa, hasteamento de bandeiras e pronunciamentos. Em seguida, às 10 horas, terá início o Campeonato de Bicicross, com a participação de cerca de 70 esportistas, e também de Futebol de Salão. A programação ainda inclui apresentação de catira infantil, peça teatral, apresentação de talentos mirins de Aparecida, entre outras atrações.

Parque da Família

No dia 13 de outubro, às 17 horas, a primeira etapa do Parque da Família, localizado na Avenida Independência, no Setor Village Garavelo, também será entregue à população.  A área de 13 mil metros quadrados se caracteriza hoje como uma grande ilha de divisão dos dois sentidos da Avenida Independência. Em 2010, recebeu as primeiras melhorias, agora, a administração municipal transforma o local em um verdadeiro parque.

Esta primeira etapa, iniciada em 26 de agosto, compreende a reprogramação de metade da área total do espaço. A entrega final está prevista para o ano que vem. O projeto prevê o plantio de árvores; a instalação de mais uma academia aberta no outro extremo do parque; a instalação de quiosques com cobertura para descanso, bancos e pergolados; ampliação do playground, com instalação de mais brinquedos; substituição da pista de Cooper, hoje em cimento comum, por cimento lavado; alargamento da pista, que passará a ter 2,5 metros quadrados; substituição da quadra de areia por quadra poliesortiva; substituição da iluminação por lâmpadas de led, entre outras intervenções.

“O projeto é grandioso. Queremos criar mais opções de lazer à população e ampliar também as áreas verdes da cidade, que tem muito potencial, muitas áreas propícias e uma população receptiva a este tipo de projetos”, frisou o secretário de Meio Ambiente, Fábio Camargo.